Notícias
Notícias

Batida na cabeça


(01.11.2018) – Batida na cabeça com riscos

E quando a batida na cabeça merece maior atenção? Como identificar? Como socorrer? Especialistas indicam que a batida na cabeça merece uma maior atenção quando algum dos seguintes sintomas for apresentado pela vítima:

– Perda de consciência, mesmo que momentânea e rápida, e a dificuldade de recuperá-la totalmente;

– Dor de cabeça que aumenta, ao invés de diminuir;

– Apresentação de náuseas e vômitos;

– Aparecimento de um quadro convulsivo;

– Alguma alteração neurológica – dificuldade na fala, por exemplo.

Relembre-se: a vítima da batida na cabeça não precisa apresentar todos esses sintomas, mas apenas algum deles, para que seu caso exija maior atenção.

E como proceder nesses casos de batida na cabeça mais graves?

Necessariamente a vítima deverá ser levada até um hospital para um estudo minucioso de um médico, com a realização de exames.

No entanto, alguns primeiros socorros podem ajudar na assistência inicial. Confira abaixo quais são esses procedimentos para as vítimas de batida na cabeça:

1. Em primeiro lugar, se a batida na cabeça foi muito forte, poderá haver alguma lesão na coluna cervicalda vítima. Assim, é extremamente importante que essa pessoa evite se mexer até a hora de chegar o socorro médico, que poderá avaliar a situação e, se for o caso, transportar a vítima de maneira adequada.

2. Caso a batida na cabeça tenha

ocasionado sangramento – ocorre quando se bate a cabeça em objetos com ponta -, o ideal é tentar evitar o sangramento. Para isso, utilize uma gaze e faça pressão na área. Evite o uso do algodão, porque ele solta muitas fibras e, na hora de fazer a higienização do local, poderá haver uma perda desnecessária de tempo nessa atividade.

3. Não é recomendável dar às vítimas de batida na cabeça líquidos ou alimentos logo após o choque. Além disso, é bastante importante mantê-la acordada por um tempo para avaliar de forma bem detalhada os sintomas que podem indicar que a batida na cabeça tenha sido grave e, assim, mereça atenção médica.



Comente este post