Notícias
Notícias

Causas da Convulsão


(22.10.2018) – O que causa uma convulsão?

São muitos os fatores que podem desencadear um ataque convulsivo, podendo variar desde processos metabólicos até lesões cerebrais. Em algumas situações, nunca se sabe a causa do transtorno.

Anormalidades metabólicas

Níveis anormais de açúcar no sangue (hiperglicemia ou hipoglicemia), cálcio, magnésio, vitamina B6 e sódio podem ser fatores desencadeantes para convulsões.

Geralmente, essas anormalidades só são ligadas às convulsões quando ocorrem em crianças e, quando resolvidas, os ataques tendem a cessar. Quando ocorre em um adulto, é provável que a causa seja outra, assim como em crianças que corrigiram as anormalidades e continuam a manifestar a condição.

Lesões cerebrais

Muitas vezes, as convulsões são causadas por lesões cerebrais no momento do parto, malformações ou condições que danificam o cérebro mesmo depois de adulto. Pessoas que sofreram traumatismos cranianos, acidente vascular cerebral ou possuem tumores no cérebro estão em risco de crises a qualquer momento.

Drogas de abuso e fármacos

Não raramente, a utilização de drogas de abuso ou até mesmo dosagem inadequada de certos fármacos podem causar convulsões.

Pessoas que sofrem de alcoolismo, ao parar de beber abruptamente, podem experienciar convulsões.

Convulsões idiopáticas

Quando não é possível identificar uma causa para as convulsões, elas são chamadas de idiopáticas. Pessoas que sofrem com repetidos ataques convulsivos idiopáticos podem ser portadoras do Transtorno Epiléptico Idiopático, mas é sempre recomendado uma investigação mais aprofundada, a fim de encontrar o diagnóstico correto.

Fonte: Minuto Saudável



Comente este post