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O.S. garante melhor atendimento no HUGO

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Referência em Goiás no atendimento aos casos de urgências e emergência, o hospital está mais moderno e com equipamentos de última geração.

A mudança no modelo administrativo trouxe excelentes resultados para as 15 unidades de saúde de Goiás geridas por organizações sociais (OS). Um exemplo é o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO).

Referência em Goiás no atendimento aos casos de urgências e emergência, o hospital está mais moderno e melhor equipado, além de se destacar, atualmente, pela assistência eficiente e humanizada.

Passando por mudanças constantes desde que o Instituto Gerir assumiu a administração, em maio de 2012, a unidade está totalmente reestruturada.

Em três anos, o HUGO foi reformado e dotado de móveis e equipamentos novos. Instalações físicas e elétricas foram substituídas e o número de leitos assou de 235, em 2011, para 407 em 2015. O número de UTIs subiu de 44 para 58, incluindo um leito de hemodiálise. A reforma e modernização passou pelas fachadas, estacionamento, cozinha, refeitório, recepção social, recepção de emergência e elevadores. O Pronto-Socorro, totalmente reformado, agora comporta leitos com equipamentos iguais aos disponibilizados nas quatro Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s).

Um andar inteiro, anteriormente ocupado pelo setor administrativo, foi transformado em quartos de enfermaria e possibilitou a entrega de 70 novos leitos. Camas modernas e poltronas reclináveis estão disponíveis em todos os quartos, piso antiderrapante e banheiros mais amplos e totalmente adaptados, completam a nova estrutura de internação. As enfermarias do terceiro andar foram reformadas, o que possibilitou o acréscimo dos 69 leitos iniciais para os atuais 107.

Os quartos também foram equipados com todos os itens de conforto e funcionalidade adotados pelo Gerir para o novo HUGO. Padronização que tomou todas as enfermarias mais acolhedoras e confortáveis.

No subsolo, mais novidades: a Central de Abastecimento Famacêutico e o Setor de Nutrição Dietética foram ampliados e modernizados. O andar comporta hoje a Central de Hotelaria, criada pelo Gerir em substituição à antiga e obsoleta lavanderia. No novo HUGO, todo o enxoval é higienizado e devidamente acondicionado por equipamentos de ponta e distribuído por camareiras.

Os avanços no HUGO não se limitaram à estrutura física. A administração do hospital também se preocupou em dotar a unidade de condições para o desenvolvimento de uma assistência humanizada, fundamental para a recuperação do paciente. O HUGO foi contemplado com uma capela ecumênica e uma sala para pós-alta, com toda estrutura necessária para quem aguarda o momento de voltar para casa. Nas enfermarias e recepções, foram instalados aparelhos de televisão Led e LCD. As salas cirúrgicas, recepções e a central de material de esterilização receberam aparelhos para climatização.

SATISFAÇÃO

A realidade atual, que difere muito do passado, é perceptível desde a entrada. Além da parte física, O Instituto Gerir também investe na melhoria da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde. O resultado da primeira pesquisa de satisfação de 2015 aponta números positivos. Os pacientes atendidos na unidade avaliaram diversos aspectos de assistência de demonstraram contentamento com o serviço recebido.

Nas enfermarias, a qualidade de equipamentos, medicamentos e outros itens usados em exames e tratamentos recebeu aprovação de 98% dos pacientes entrevistados. A limpeza da unidade também foi reconhecida por 97% deles, considerando higiene física, enxoval hospitalar e coleta de resíduos.

Já os familiares de internos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) consideram positivos o atendimento e a atenção recebidos em 100% dos casos. A satisfação com a assistência e com as explicações que recebem sobre o procedimento e demais condutas realizadas foram aprovadas pro 100% dos entrevistados.

LEITOS

Em 2011, o HUGO tinha 235 leitos. Em 2015, já são 407. Um aumento superior a 70%.