Serviços

 

Neurosurgery_shutterstock_10702813

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

Assim, aualmente o Cirurgião Geral é aquele habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar à laparoscopía e a cirurgia do trauma.

2-bucomaxilofacial

Bucomaxilofacial é a especialidade que cuida de todo o traumatismo da face. É um ramo da odontologia presente no HUGO desde o início de suas atividades (1991).

 

Cirurgia Torácica

Cirurgia torácica é a especialidade médica que cuida das doenças cirúrgicas do tórax e do sistema respiratório (parede torácica, traqueia, brônquios, pulmões, pleuras e mediastino).

O cirurgião torácico frequentemente atua na endoscopia respiratória (broncoscopia).

5-NEUROCIRURGIA

A especialidade de Neurocirurgia é a especialidade da Medicina que se ocupa da patologia do sistema nervoso (doenças de localização crânio-encefálica, vertebro-medular e nervos periféricos) susceptível de tratamento cirúrgico.

No Hugo, é a especialidade que trata traumatismo cranianos e suas complicações.

 

6---POLITRAUMAS

É a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos, e tudo o que relaciona-se ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.

A cirurgia do trauma foca nos procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência, realizados em pacientes que sofreram algum trauma recente. Este tipo de paciente diferencia-se de outros devido à necessidade de procedimentos rápidos, intervenções agressivas e, muitas vezes, controle rigoroso de hemorragias.

Além disso, o cirurgião do trauma deve saber lidar com pacientes em situação constante de risco de morte.

Cirurgia vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

A angiologia encarrega-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento clínico consiste em ações para promoção, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente.

A cirurgia vascular atua no diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico das enfermidades dos vasos. O tratamento cirúrgico pode ser da forma convencional – cirurgia através de incisões – ou por dentro dos vasos.

8-clinica-medica

Clínica médica, no Brasil também conhecida como Medicina Interna, é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partir da qual se diferenciaram todas as outras áreas clínicas como Cardiologia, Infectologia, Reumatologia, Oncologia, Alergologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Nefrologia e Pneumologia.

No Brasil, o especialista em clínica médica deve cumprir, além do curso de Medicina, dois anos de Residência médica em Clínica Médica. O termo “clínico geral” é erroneamente e popularmente utilizado para designar o médico sem especialização. O termo mais correto para designar o médico sem especialização é “generalista”.

10-nefrologia

O serviço de nefrologia engloba problemas urinários, especialmente os rins. Os maiores casos que chegam ao HUGO envolvem insuficiência renal e, em alguns casos, pedras nos rins. Fazem parte do serviço também problemas relacionados com a bexiga.

Médico entrevistado: Dr. Bruno Antônio Paixão Faleiros

Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.

É um ramo especializado da medicina, dentro da grande área de neurociências, na qual se relaciona ao estudo do sistema nervoso e ao tratamento das doenças que acometem esse sistema. A neurologia também estuda as doenças do sistema nervoso e as relações com as outras partes do corpo humano.

Este ramo médico é responsável por diagnosticar e tratar condições dos sistemas nervoso central, periférico, autonômico e somático. É a especialidade médica onde trata do AVC (Acidente Vascular Cerebral), também conhecido como derrame.

É a especialidade médica que se integra na área da Gerontologia com o instrumental específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.

O geriatra se preocupa, com todos os aspectos da saúde do idoso, de acordo com as particularidades do processo de envelhecimento. Enquanto a grande maioria das especialidades médicas se dedica a um órgão ou sistema, a geriatria se dedica ao indivíduo como um todo.Abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso.

A cardiologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar moléstias que afetam o coração, assim como as outras estruturas pertencentes ao sistema circulatório. Esta especialidade da medicina tem ainda como missão diagnosticar e tratar doenças relativas ao bloqueio de veias e artérias.

A cardiologia tem ainda como objetivos a investigação, o diagnóstico e o tratamento de lesões de nível cardíaco e a debelação das suas causas.

A medicina Intensiva é uma especialidade médica dedicada ao suporte à vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes que estão em estado crítico, que geralmente necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado. São os médicos nas UTI.

Esta especialidade é exercida idealmente por médicos intensivistas com formação específica, embora frequentemente profissionais de outras especialidades como pneumologia e nefrologia atuem como plantonistas em diversas unidades.

Hematologia é a parte da medicina que se ocupa das doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos.

Os médicos hematologistas tratam de agravos, como anemias até o câncer do sangue (leucemia). No Hugo, são responsáveis pela gestão e operação da agência transfusional.

Pneumologia é a especialidade médica que estuda o sistema respiratório, principalmente as vias respiratórias inferiores (traqueia e brônquios), pulmões e pleura (tecido que recobre os pulmões). Além dessas regiões, os pneumologistas também avaliam o mediastino (área do corpo que se situa entre os pulmões).

13---ASSISTENCIA-SOCIAL

O trabalho desenvolvido pela equipe de Assistentes Sociais do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO),  prioriza o acolhimento de pacientes vítimas de traumas, conforme são encaminhados pela equipe do SAMU, Corpo de Bombeiros, pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde com pacientes dos municípios e demandas espontâneas.

 

 

fonoaudiologia

O fonoaudiólogo integra a equipe de Saúde atuando de forma interdisciplinar. Essa atuação é caracterizada pelo atendimento do paciente ainda no leito hospitalar de maneira preventiva, precoce e intensiva. As principais ações estão voltadas para as avaliações, terapia fonoaudiológica e orientações aos cuidadores e familiares com relação aos cuidados específicos do paciente.

A equipe de fonoaudiólogos do hospital atua na reabilitação da deglutição, muitas vezes perdidas por conta de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), Traumas Crânio Encefálicos (TCE) e em pacientes que foram entubados.

O fonoaudiólogo também atua na promoção da comunicação de pacientes temporariamente ou permanentemente impossibilitados de se expressar ou com dificuldades para falar ou entender. É, portanto, um trabalho que visa à manutenção de funções vitais assegurando a qualidade de vida.

DSC_0024

A atenção integral ao paciente sob internação abrange um conjunto de cuidados, dentre estes os relacionados à alimentação e à nutrição em seus diferentes níveis de complexidade e de intervenção, de acordo com as características individuais e o tipo de enfermidade. Com eles, além da oferta de alimentos seguros, objetiva-se:

– corrigir e evitar deficiências nutricionais que concorrem para o aumento das complicações e da mortalidade;

– identificar em tempo hábil os pacientes que requerem um apoio nutricional especializado e individual e, ao reconhecer os benefícios de se alimentarem os pacientes hospitalizados com seus alimentos favoritos, oferecer um leque de dietas que contribua para amenizar o sofrimento da doença e da internação.

psicologia

O atendimento psicológico no Hospital de Urgências de Goiânia funciona ininterruptamente, os atendimentos acontecem para os pacientes e visitantes de todas as unidades.

Essa equipe passa nas enfermarias para saber qual paciente precisa de auxílio psicológico e também prepara os familiares para entrarem na UTI.

doacao-de-sangue

Os pacientes que chegam em estado grave com hemorragias e precisam de sangue são atendidos pelas transfusionistas que colhem dados como tipagem sanguínea e fator Rh para posterior transfusão.

9-urgencia-odontologica

O serviço de odontologia do HUGO atua diretamente nas UTI, examinando cada paciente internado, desenvolvendo um trabalho humanizado de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida e controle das infecções, promovendo a saúde bucal do paciente.

Além do treinamento para as equipes técnicas desenvolverem a correta higiene bucal ao internos das UTI, os cirurgiões-dentistas fazem suturas da mucosa bucal e língua, remoção de aparelhos ortodônticos e próteses dentárias, contenção de dentes luxados, curativos, instalação de protetores bucais de silicone, tratamento de feridas bucais, raspagem de tártaro e todos os cuidados odontológicos necessários, trabalhando sempre integrados com os demais profissionais da equipe multidisciplinar.

voluntariado

O Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) conta com a ajuda de 35 voluntários divididos entre voluntários sociais e espirituais. Os voluntários sociais trabalham junto com a psicologia nos atendimentos aos internados nas enfermarias e UTI, os espirituais levam um conforto para os pacientes internados, fazendo orações com aqueles que permitem. Fora os voluntários cadastrados tem também a parceria com o Grupo Alegria, corais e o corte de cabelo. Os voluntários cadastrados trabalham em grupos divididos em escalas todas as tardes.

 

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais

A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.

A enfermagem é a ciência que se dedica ao cuidado da saúde do ser humano, desenvolvendo de autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.

O Enfermeiro é o profissional que coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares. Ele está apto a atender pacientes em estado grave ou com alto grau de complexidade. O enfermeiro precisa ter o diploma de um curso de graduação em Enfermagem com duração mínima de 4 anos e pode trabalhar tanto com assistência a pacientes quanto assumir cargos administrativos.

Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano.

Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Poderá ainda tem um efeito analgésico. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, entre outros recursos, sobre o organismo humano.

Setor responsável pela busca, nas UTI e emergências, de possíveis aberturas de protocolo de morte encefálica. Em consequência, o acompanhamento desses protocolos, e caso não haja nada que inviabilize a doação, é feita uma entrevista familiar. Após esse processo e sendo favorável, uma equipe se desloca para o hospital onde será feita a captação.