Com atendimento em três turnos, unidade móvel registrou 456 mamografias e 397 preventivos

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino, vinculada à Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos, esteve no estacionamento do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) para realização de mamografia e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau).

Durante o ciclo de atendimento no Hugo, que foi de 24 de abril a 5 de maio, a Unidade móvel realizou 853 atendimentos, nos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo 456 mamografias e 397 preventivos.
A mamografia realizada nas Carretas da Prevenção é de rastreamento, ou seja, o exame é feito em mulheres que não tem nenhuma queixa, mas fazem periodicamente com a finalidade de, eventualmente, encontrar alguma alteração ou lesões cancerígenas.

O diretor-geral do Hugo, Luís Henrique Gabriel, explicou que das 456 mamografias, 33 apresentaram sinal radiológico de alerta, sugerindo que as pacientes devam ser submetidas a uma avaliação específica. “A Unidade Móvel entra em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do município da paciente, e notifica que há alteração no exame. Após isso, a SMS entra em contato com a paciente e faz o encaminhamento para o especialista”, disse.

O diretor disse ainda que a taxa de alteração nas mamografias, que foi de 85%, está acima do que foi esperado, mostrando que o suporte da Carreta da Prevenção, junto aos municípios, traz uma melhor atenção à saúde da mulher devido a maior cobertura da população que necessita fazer os exames.

O Hugo avalia com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) a possibilidade do retorno da Carreta da Prevenção à unidade de saúde no segundo semestre do ano de 2023.