Hugo conta neurologista na emergência 24 horas por dia, sete dias por semana

Da 7h as 10h, equipe do Hugo vai realizar a aferição da pressão arterial e teste de glicemia de quem passar pelo parque e buscar o serviço

Em alusão ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), comemorado em 29 de outubro, a equipe de neurologia do Pronto-socorro do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) vai promover, na quarta-feira (26/10) uma atividade no Parque Areião para conscientizar a população sobre a doença. O evento começa às 7h se se estende até as 10h.

A equipe do Hugo vai realizar a aferição da pressão arterial e teste de glicemia de quem passa pelo parque. Além disso, os profissionais vão explicar o que é o AVC e como identificar sintomas. O intuito da ação é sensibilizar a população sobre os riscos da doença, demonstrando a importância de manter a pressão e a glicose sob controle, por se tratarem de fatores de risco para ocorrência da doença.

O AVC ainda é a doença que mais provoca a incapacidade física e neurológica em Goiás e no Brasil, com a necessidade de elevados gastos tanto com relação a reabilitação quanto a seguridade social com esses pacientes. Estudo publicado recentemente no Journal of Stroke demonstrou que apenas 36,4% dos pacientes sobrevivem por mais de uma década após o AVC.

O Hugo participa do Projeto Angels que oferece atendimento a pacientes com AVC, doença que representa um dos principais agravos de saúde, podendo levar à morte ou incapacidade física e neurológica. A emergência do Hugo com a presença de neurologista 24 horas por dia, 7 dias por semana. O serviço está disponível desde o mês de março.

Serviço
Hugo realiza ação sobre AVC no Parque Areião
Data: quarta-feira, 26/10
Hora: das 7h às 10h
Local: Parque Areião

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO