Tutor de fisioterapia e ex-residente publicam capítulo em livro nacional

Referência no ensino e pesquisa, o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) tem uma grande produção científica. Tutores, preceptores e residentes da unidade têm reconhecimento internacional com trabalhos publicados em periódicos, atestando a excelência dos profissionais. Em dezembro de 2022, o tutor de fisioterapia do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Trauma, Dr. Giulliano Gardenghi, em parceria com a ex-residente Pollyana Barbosa de Lima, publicaram um capítulo no livro ‘Programa de Atualização em Fisioterapia – Terapia Intensiva Adulto’, da editora Artmed.

Giulliano Gardenghi explica que o conteúdo produzido para o capítulo ‘Fisiologia Cardiovascular em Terapia Intensiva’ foi baseado no funcionamento dos componentes do sistema circulatório, que deve ser conhecido por todos que entram no ambiente de UTI. “O paciente crítico é um paciente com instabilidade hemodinâmica, alterações cardíacas importantes, estado de choque e isso significa que o residente que entrar no ambiente da terapia intensiva, seja qual for a área, médica ou multiprofissional, deve dominar quais são as respostas cardiovasculares ao exercício”, explicou.

O tutor destaca que o capítulo também aborda sobre o papel das drogas vasoativas e inotrópicas para manter as condições cardiovasculares do paciente, a fim de entender a fisiopatologia do estado de choque circulatório. “O material, sem dúvida, vai servir de alicerce, base, para que os futuros fisioterapeutas e residentes possam consumir essa informação para começarem a sua formação/programa melhor”, afirmou.

De acordo com Guilliano, a ideia de fazer a publicação é agregar o valor de uma ex-residente do programa do Hugo na produção científica. “Convidar um ex-residente para escrever com você um capítulo de livro é motivo de satisfação para o programa de educação continuada da unidade. A Pollyana teve seus anos de formação no hospital mais a experiência profissional, que adquiriu depois, e se tornou apta para participar dessa publicação, o que é um grande feito. Uma publicação em um capítulo que tem abrangência nacional é uma conquista para o currículo de quem escreve e da instituição”, concluiu.

Fonte: Diário da Manhã