Trabalho do tutor de farmácia da unidade do Governo de Goiás é voltado para a educação dos profissionais farmacêuticos no contexto clínico, em expansão

Referência também no ensino e na pesquisa, o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) tem uma produção científica acima da média. Nesta semana, o tutor da residência de farmácia da unidade, Juscelino Alves Pereira, foi destaque na Revista Internacional de Educação Superior com a publicação do artigo Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação dos conhecimentos e atitudes educacionais de farmacêuticos docentes frente aos serviços clínicos realizados por farmacêuticos.

De acordo com Juscelino Pereira, seu artigo é voltado à educação dos profissionais farmacêuticos no contexto clínico, em expansão, especialmente a partir da Resolução número 585 do Conselho Federal de Farmácia, responsável por regulamentar as atribuições clínicas do farmacêutico. “O texto foi pensando na assistência e avaliação em saúde, considerando as estruturas, os processos e os resultados”, explica.

O tutor destaca que foi elaborado um instrumento de avaliação dos conhecimentos e atitudes do farmacêutico docente frente aos serviços clínicos realizados por estes profissionais. “A formação do profissional deve ser baseada na formação por competência, conforme as diretrizes curriculares dos profissionais de saúde. Esse diagnóstico situacional possibilita uma maior compreensão dos conhecimentos e atitudes dos profissionais farmacêuticos docentes, visando à promoção de medidas que contribuam com a qualificação dos mesmos”, afirma.

O colaborador da unidade do Governo de Goiás ressalta que a publicação do artigo, além de difundir conhecimento, gera um impacto positivo na formação acadêmica dos profissionais farmacêuticos no Hugo.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM