Pacientes do Hugo curtem sessão de música da Orquestra Congregação Cristã do Brasil

Atividade faz parte do Projeto Renascer, que faz a inserção da música nas Unidades de Terapia Intensiva e enfermarias da unidade de saúde do Governo de Goiás

As músicas da Orquestra Congregação Cristã do Brasil ressoavam nas enfermarias do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). Os músicos, que se apresentam todas às quartas-feiras, nas UTIs da unidade, fizeram diferente e levaram carinho e ânimo para pacientes, acompanhantes e colaboradores dos andares.

A ação faz parte do Projeto Renascer, uma iniciativa da Comissão de Humanização do Hugo (CHH), que faz a inserção da música nas UTIs e enfermarias da unidade de saúde com o intuito de proporcionar bem-estar social, emocional e cognitivo para o público interno do hospital.

De acordo com a presidente da CHH, Célia Regina Losano, estudos revelam que ouvir música pode fisiologicamente reduzir o estresse, ansiedade, reduzir sintomas da depressão e melhorar a autoestima.

“O Projeto Renascer é uma oportunidade de carinho e atenção, promovendo o contato com o meio externo, do qual os colaboradores e pacientes estão privados. Além disso, promove distração aos pacientes que estão com permanência prolongada no hospital, auxiliando assim com um tratamento mais humanizado, criando um modelo de ação social”, afirmou Célia Regina.

Para os músicos e voluntários participar do projeto no Hugo é proporcionar aos pacientes e acompanhantes, por meio de música sacra, a experiência de ressignificação do seu momento de vida, despertando a fé, a esperança, o amor e a confiança em Deus.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO