Solenidade de formatura de 31 médicos residentes

Programa de Residência Médica oferecida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, prepara especialistas na prática clínica e cirúrgica nos hospitais de referência da rede estadual

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) formou 31 novos médicos especialistas na noite desta sexta-feira, 20. A celebração de uma especialização num dos hospitais de referência regional em urgência e emergência foi marcada pela emoção. Os novos especialistas estão aptos a atuar em áreas como anestesiologia, área cirúrgica básica, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, geriatria, medicina intensivista, neurologia e ortopedia e traumatologia.

“Através da Residência Médica os profissionais discutem e aplicam seus conhecimentos teóricos no campo da prática, possibilitando que exercitem em cenários reais todos os aspectos de sua formação. Enquanto governo estadual, a Secretaria de Saúde (SES) tem ciência da excelente formação desses profissionais nos hospitais de referência estaduais, como o Hugo”, disse a superintendente da escola de Saúde de Goiás,  Viviane Cassimiro, que representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade.

O coordenador da Comissão de Residência Médica do Hugo (Coreme), Dr. Francisco Albino Rebouças Júnior revela que o sentimento é de gratidão e de dever cumprido. “Gratidão pelo privilégio de ser parte de algo tão importante para sociedade, como é a formação de bons especialistas médicos. Especialistas que vão cuidar de cada um de nós no decorrer das nossas vidas. Sensação de dever cumprido por termos oferecido a cada um desses médicos condições adequadas para a formação de bons especialistas, segundo o Ministério da Educação (MEC)”, afirmou.

Ele ainda destaca que a residência médica é sem dúvida a melhor forma de pós-graduação na área médica. “O treinamento exaustivo e supervisionado em diversas formas, dentro de cada especialidade, proporciona um cenário ideal para formação de excelentes especialistas”, disse Dr. Francisco Albino Rebouças Júnior.

Novos especialistas
O residente em ortopedia e traumatologia, João Emílio Hanum Paes, falou em nome dos formandos, celebrando a nova conquista. “Hoje encerramos uma trajetória muito bonita. Foram três anos de preparação para o vestibular, seis anos de faculdade, sendo os dois últimos de internato e muito estudo para entrar na sonhada residência. Nesse processo, evoluímos e saímos gigantes disso tudo. De uma coisa eu tenho certeza, nós, filhos do HUGO, temos a melhor formação do estado de Goiás”, revelou.

O diretor técnico do Hugo, Luís Henrique Gabriel, ressalta que a unidade é um orgulho dos goianos por ser um hospital de ensino de referência internacional. “Temos  um programa de ensino, pesquisa e ciência que é referência nacional, formando especialistas em diversas áreas. Médicos preceptores da Diretoria de Ensino e Pesquisa do hospital têm reconhecimento internacional com trabalhos publicados em periódicos de circulação mundial, atestando a excelência dos profissionais”, finalizou.

Homenagem
Durante a solenidade, os residentes homenagearam a preceptora de cardiologia Dra. Valeria Tatyane de Rezende. Ela foi presenteada com uma placa e a residente Loianny Moraes Silva discursou, em nome da turma, para a homenageada. “Dra Valéria, não só direciona o caminho, como vive intensamente cada passo conosco. Quando buscamos referência acerca da residência de Cardiologia do HUGO, é unânime a máxima que mais que uma preceptora, a senhora é uma mãe para os residentes”, enfatizou.

A preceptora foi homenageada por reunir competência técnica com  olhar crítico e humanizado para cada paciente, com postura ética e total profissionalismo. A cardiologista Valéria Tatyane começou na preceptoria no Hugo em 2005, quando iniciou a residência na unidade. “Para mim sempre foi uma alegria estar no meio dos jovens, ensinando o que eu sei. Meu envolvimento com a preceptoria me entender a importância do ensino e de como ensinar, pois queremos formar além de bons profissionais, um bom ser humano, uma pessoa que tenha carinho pelo próximo”, disse.

A médica ressalta que a homenagem se estende a todos os preceptores da unidade. “O trabalho não é só meu, ele pertence a um grupo. Nós somos interdependentes e precisamos de todo mundo. A homenagem é para todo o trabalho de gostar de ensinar, gostar de medicina e de gostar do Hugo. Quem entra no Hugo tem um amor pelo hospital, pela entidade que é e pelo significado que ele tem”, afirmou.

Juliana Adornelas (texto e fotos)/Hugo

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO