Ação educativa focou na saúde renal dos profissionais da unidade de saúde

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, lembrado na segunda quinta-feira do mês de março, as médicas nefrologistas do ambulatório do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), Dra. Mariana Barreto, Dra. Iara Lopes e Dra. Larissa Louise em parceria com os residentes de clínica médica promoveram nesta terça-feira, 7, uma ação educativa sobre doenças renais com os colaboradores da unidade.

A médica Mariana Barreto explica que diversas doenças podem causar lesão no rim, entre elas, pressão alta, diabetes, insuficiência cárdica e uso crônico de anti-inflamatório. “A doença do ruim é silenciosa, quando é descoberta o rim já está prejudicado e o paciente com necessidade de hemodiálise. Quando investigamos antes os fatores de risco, identificamos a doença precocemente e conseguimos intervir”, disse.

A ação foi focada na saúde renal dos profissionais do Hugo. Além de conscientizar sobre as doenças, os residentes fizeram um questionário e aferiram a pressão dos colaboradores da unidade. “Muitos têm comorbidades e não se atentam que essas doenças podem lesar o rim”, destacou Mariana.

De acordo com nefrologista, foi solicitado exame de creatinina para os profissionais com alteração na pressão ou com alguma doença preexistente. ‘Solicitamos a dosagem de creatinina, e encaminhamos o paciente para o ambulatório de nefrologia para a checagem do exame. Os que apresentarem alteração vão fazer acompanhamento médico no Hugo”, explicou.

A médica Iara Lopes destacou que o diagnóstico precoce evita a progressão da doença renal crônica para que ela não seja terminal com a necessidade de diálise. “Conseguimos intervir com medicações para preservar a função renal por mais tempo possível”, concluiu.

O Dia Mundial do Rim é lembrado na segunda quinta-feira do mês de março, com uma importante mensagem de conscientização e prevenção às doenças renais, principalmente à Doença Renal Crônica (DRC). A campanha deste ano, coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), tem como tema ‘cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados’.

Fonte: Diário da Manhã