Coordenadores e encarregados do Hugo realizam teste psicolaboral de liderança: prevenção e qualidade

objetivo da avaliação é identificar de problemas de saúde mental, prevenção de erros e acidentes e a melhoria do bem-estar do colaborador da unidade do Governo de Goiás

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) aplicou, na semana passada o teste psicolaboral de liderança, para coordenadores e encarregados da unidade de saúde do Governo de Goiás. A avaliação tem como objetivo a identificação de problemas de saúde mental, a prevenção de erros e acidentes e a melhoria do bem-estar do colaborador.

O gestor de desenvolvimento de pessoas do Instituto CEM, Paulo Henrique Fernandes, explica que o Hugo tem o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (DPP), que trabalha com as lideranças da unidade com o intuito de capacitar e desenvolver habilidades e competências dos gestores, de forma que seja replicado aos liderados.

“O trabalho em uma unidade de saúde pode ser estressante e emocionalmente desafiador, o que pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Testes psicológicos podem ajudar a identificar colaboradores que possam enfrentar problemas de saúde mental, permitindo que sejam encaminhados para tratamento apropriado”, explicou.

De acordo com Paulo Henrique, os problemas de saúde mental podem afetar a capacidade de um colaborador de tomar decisões e realizar suas tarefas de maneira segura e eficaz. “Realizar testes psicológicos periódicos pode ajudar a identificar esses problemas antes que eles se transformem em erros ou acidentes”, afirmou.

O gestor destaca que identificar e tratar problemas de saúde mental em colaboradores de uma unidade de saúde pode ajudá-los a lidar melhor com o estresse e as demandas do trabalho, melhorando seu bem-estar geral e sua capacidade de fornecer cuidados de qualidade aos pacientes.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO