Palestra qualificou equipe multiprofissional em relação aos Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Estado de Goiás

Com o intuito de qualificar os profissionais da assistência em relação aos Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Estado de Goiás, a gerência de farmácia e suprimentos do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) promoveu nesta terça-feira, 9, uma palestra para a equipe multiprofissional da unidade de saúde sobre o tema. A atividade foi conduzida pelo diretor-geral do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (CEMAG JB), Roney Pereira Pinto.

Em sua apresentação, Roney explicou quais os fluxos que o paciente percorre para ter acesso ao medicamento e em que fase desse processo o farmacêutico pode intervir de forma positiva, prestando uma assistência farmacêutica ao usuário que vai utilizar o medicamento.

“O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma estratégia da Política Nacional da Assistência farmacêutica, caracterizada pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde”, disse.

O palestrante revela que é necessário abordar com os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) como acontece o acesso da segunda e terceira linha de tratamento das doenças crônicas e raras, que é executado no Cemac. “É de suma importância falar sobre a celeridade de acesso aos pacientes que têm o diagnóstico de doenças raras e crônicas, qual o encaminhamento que deve ser dado para o usuário e quais os critérios utilizados”, revelou Roney.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, Lorena Bahia, participou da palestra e destacou que por meio da qualificação os profissionais vão oferecer um serviço cada vez melhor e mais efetivo para comunidade, uma vez que é possível otimizar o uso dos recursos.

“Não basta apenas o paciente receber o medicamento. Ele tem que compreender como o medicamento deve ser armazenado, utilizado. Se o mesmo frasco pode ser utilizado em mais de um paciente, o hospital tem condições de otimizar esse recurso. Foi uma palestra voltada para melhoria do acesso ao medicamento, de forma qualificada para que o paciente também tenha acesso às informações farmacêuticas”, afirmou.

Para a gerente de farmácia e suprimentos do Hugo, Patrícia Fausta Vieira Viveiros, a capacitação proporcionou à equipe multiprofissional conhecimento sobre o fluxo da solicitação dos medicamentos de alto custo. Além disso, abordou a importância da orientação farmacêutica quanto ao uso das medicações.

Fonte: Diário da Manhã