Atividade em alusão ao Dia do Fonoaudiólogo, celebrado em 9 de dezembro

A atividade foi idealizada pelo serviço de fonoaudiologia da unidade em parceria com a equipe de residência e Coremu

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou nesta segunda-feira (12/12), uma atividade em alusão ao Dia do Fonoaudiólogo, celebrado em 9 de dezembro. Com palestras e mesas redondas, o evento discutiu temas atuais da área. A atividade foi idealizada pelo serviço de fonoaudiologia da unidade em parceria com a equipe de residência e Coremu.

 A Responsável Técnica pela fonoaudiologia do Hugo, Jeisane Souza, explica que a atividade abordou temas sobre evidências terapêuticas na reabilitação das disfagias, intervenções no ambiente hospitalar, fotobiomodulação na disfagia e também sobre as estratégias ventilatórias voltadas ao fonoaudiólogo.“Todos os assuntos foram para discutir a melhora terapêutica do paciente hospitalizado e em terapias de reabilitação, evidenciando a importância do fonoaudiólogo na intervenção no ambiente hospitalar, hoje carro-chefe do Hugo”, afirmou.

A fonoaudióloga Isabela Fiusa , que ministrou a primeira palestra com o tema ‘O que há de evidências na reabilitação de disfagias’ destaca que neste ano a profissão completou 41 anos de regulamentação. “O evento no Hugo foi a fim de unir os profissionais do Estado e teve fundamental importância para unir a classe e fortalecer o vínculo. A fonoaudiologia baseada em evidências propicia uma melhor reabilitação para o paciente que demanda das intervenções fonoaudiológicas”, frisou.

A fonoaudiologia do Hospital Jacob Facury, Lillian Silva, participou das palestras e elogiou o encontro. “Foi um evento muito bem organizado, gostaria de parabenizar a equipe pela escolha dos temas. Todas as discussões foram importantes, enfatizando a atuação da categoria no tratamento do paciente disfágico. Parabéns a todos e feliz Dia do Fonoaudiólogo para todos nós”, finalizou.

Texto e foto: Julianna Adornelas/Instituto CEM 

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO