Colaboradores do Hugo em frente ao painel com o nome dos psicólogos da unidade de saúde

Para marcar a data de 27 de agosto, é montado um painel com o nome de dos 30 psicólogos que atuam na unidade estadual de saúde

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) celebrou, na quinta-feira (25/8), o Dia do Psicólogo, que é comemorado em 27 de agosto. Para homenagear os profissionais, foi montado um painel em alusão à data com o nome de todos os psicólogos que atuam na unidade de saúde estadual.

Comemorar o Dia do Psicólogo é de extrema importância para a categoria, pois muitas vezes parece que esses profissionais ficam nos bastidores, mas os 30 psicólogos distribuídos pelo Hugo garantem a humanização da unidade.

Eles estão no pronto-socorro, enfermarias, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), centro cirúrgico, ambulatório, na residência multiprofissional e no recursos humanos. É necessário dar visibilidade a esses psicólogos, mostrar quem são e onde atuam.

O Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto no Brasil. A data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas, crises, entre outras condições.

Para exercer a função de psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de ensino superior em psicologia em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO