Equipe composta exclusivamente por médicos tem a função de avaliar condutas e procedimentos de profissionais na unidade de saúde estadual

Os médicos do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) escolhem, dentre os profissionais de serviço na unidade, os integrantes da Comissão de Ética Médica. Serão eleitos seis integrantes em uma chapa única, formada pela gerência médica do Hugo que terão a função de avaliar e relatar a conduta profissional de médicos.

A eleição será durante todo o dia nesta segunda-feira (8/8), e os médicos votantes podem escolher seis preferidos de uma lista de dez sugeridos para integrar o comitê. Segundo a gerência médica, os integrantes assessoram a direção na correição dos princípios de ética médica e seus relatórios podem servir de embasamento para o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego).

A Comissão de Ética Médica de um hospital é formada dentre os profissionais do corpo clínico para desenvolver um trabalho preconizado pelo Código de Ética Médica e qualquer evento adverso deve ser avaliado por essa câmera.

Os médicos eleitos terão mandato de dois anos e serão trocados ou substituídos dentro de critérios do Cremego. O médico anestesista Paulo Roberto Freitas saiu do Centro Cirúrgico durante um intervalo para votar. “É importante participarmos desse processo por se tratar de uma comissão de fundamental importância para uma unidade hospitalar, ainda mais do porte do Hugo”, frisou.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO