Intuito é qualificar os preceptores da unidade para uma avaliação formativa, e oportunizar a este profissional avaliar o residente de forma eficaz e completa

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) iniciou nesta quarta-feira, 3, o projeto Qualificação para Avaliação Formativa nos Programas de Residência da unidade de saúde. O Projeto de Intervenção faz parte de uma ação da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) do Hugo em conjunto com um grupo de gestores de programas de residência da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás SES-GO, que realizam o curso de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde – GPRS do Hospital Sírio-Libanês, pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) com o apoio da facilitadora do Sírio-Libanês, Cláudia Maria Santos Ribeiro.

Integram o grupo o coordenador de assessoramento das Comissões de Residência Médica (Coremes) da SES-GO, Belchor Calaça; a tutora de enfermagem em programa de residência multiprofissional no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Lucélia Duarte; a coordenadora do Programa de Residência em Urgência e Trauma do Hugo, Lucila Stopa; o assessor técnico das Coremes da SES-GO, Rogério de Melo, e a coordenadora de programa de residência multiprofissional do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), Telma Noleto.

Segundo a coordenadora da Coremu do Hugo, Lucila Stoppa, a atividade é direcionada para preceptores e residentes da unidade de saúde e tem como foco o processo de avaliação do residente. “O propósito é oportunizar uma avaliação completa que contribua para o desenvolvimento das habilidades técnicas e profissionais dos residentes e, consequentemente, para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde oferecidos à população por ele assistida”, explicou.

Lucila revela que os preceptores desempenham um papel crucial na formação de novos profissionais de saúde, pois são responsáveis por supervisionar e orientar os residentes durante todo o processo de aprendizado na prática. “Para que possam desempenhar essa função de forma eficaz, é necessário que tenham conhecimentos específicos sobre a área na qual atuam, habilidades técnicas e interpessoais desenvolvidas, além de boa habilidade pedagógica, que inclui a capacidade de realizar uma avaliação que contribua para o desenvolvimento das competências esperadas para o residente”, afirmou.

A coordenadora destaca que o intuito do projeto é qualificar preceptores para o processo de avaliação critério referenciada, incluindo a avaliação formativa e feedbacks estruturados que proporcionem a elaboração de plano de melhoria capaz de contribuir para a aquisição do Perfil de Competência do residente.

A atividade conta uma série de seis encontros com temas variados como: papel do preceptor; feedback formativo; POP do preceptor; instrumentos de avaliação (Mini-Cex e OSCE); tipos de avaliação (somativa e formativa); perfil de competência e matriz de competência, Pirâmide de Miller, entre outros.

O primeiro encontro do projeto abordou o tema comunicação não violenta. A palestra foi ministrada pela psicóloga da SES-GO Denise de Deus. De acordo com a palestrante, é importante para o profissional de saúde conhecer uma metodologia, uma forma de estar no mundo, buscando não julgar e tentando acessar as necessidades e sentimentos do paciente.

“Geralmente, o profissional de saúde tem várias certezas e a comunicação não violenta traz um convite para uma abertura de não certeza, mas de escuta e empatia. Por isso, é válido que o profissional conheça e se aprofunde no tema”, ressaltou.

Fonte: Diário da Manhã