Ação reforça cultura de segurança do paciente e contribui para minimização de risco e danos, refletindo na melhoria da atenção nos serviços de saúde da unidade do Governo de Goiás

O Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realiza, de16 a 19 de maio, a Semana de Segurança do Paciente. A ação incentiva e reforça a cultura de segurança do paciente e contribui para a minimização de risco e danos, refletindo na melhoria da atenção nos serviços de saúde da unidade do Governo de Goiás.

De acordo com a diretoria administrativa do Hugo, a unidade celebra avanços em prol da qualificação do cuidado em saúde com uma semana repleta de atividades, em que demonstra os resultados alcançados e apresenta os desafios que contribuirão com a segurança do paciente.

“Os colaboradores têm se engajado, permanentemente, em diminuir as ameaças a um mínimo aceitável, ou seja, redução do risco de dano no cuidado com a saúde. Esse trabalho interdisciplinar e multiprofissional apresenta bons resultados. Hoje, a união e o engajamento dos colaboradores e a alta liderança têm sido o grande diferencial em busca da elevação dos padrões de atendimento e a promoção de cuidado de qualidade e seguro”, disse.

A palestra de abertura foi ministrada pela médica infectologista e RT da CCIH do Hugo, Sheila Paiva. Ela abordou a importância da experiência do paciente, efetiva para proporcionar uma jornada segura e de qualidade.

A enfermeira Lorrana de Oliveira abordou com os presentes o conceito de qualidade em saúde, princípios para implantação da qualidade no ambiente hospitalar e as sete ferramentas da qualidade.

“O conteúdo abordado mostra aos colaboradores que é possível fazer melhorias relacionadas à qualidade em saúde somente com a nossa mudança de atitude e comportamento. É importante refletirmos se realmente estamos fazendo o melhor que podemos com o que temos ou se utilizamos as barreiras/dificuldades que existem como desculpa para não evoluirmos e sermos melhores”, destacou.

As atividades do dia foram encerradas com a palestra Plano Terapêutico, conduzida pela enfermeira Carolina Marinho de Araújo. O foco foi incentivar a equipe a planejar os cuidados do paciente de forma multiprofissional e centralizado no paciente. “Com planejamento terapêutico, a unidade consegue promover garantia de qualidade na assistência prestada, segurança do paciente, manejo na desospitalização dos pacientes e até mesmo redução de custos”, ressaltou.

Para o coordenador do NQSP do Hugo, Sheldon Feitosa, as ações promovidas nesta semana visam garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes dentro do ambiente hospitalar. “A Semana da Segurança do Paciente conscientiza e mobiliza todos os profissionais sobre a importância do cuidado seguro em saúde. A segurança do paciente é uma responsabilidade e um compromisso de todos, sendo fundamental para proporcionar uma assistência de qualidade e com o menor risco possível”, afirma

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM