Coordenador da Coreme do Hugo, Francisco Rebouças Júnior, em palestra no primeiro dia do evento

Intuito do evento promovido pela unidade de saúde do Governo de Goiás é atualizar conhecimentos e compartilhar experiências baseadas em evidências

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realiza, nesta sexta-feira e sábado (21 e 22/10) a 7ª Jornada Científica. Com o tema Saúde Baseada em evidências, o evento é promovido pela pela Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) e das Comissões de Residência Multidisciplinar (Coremu) e de Residência Médica (Coreme).

A abertura do evento ocorreu no auditório do Hotel Maione e contou com a presença de diretores e coordenadores da unidade do Governo de Goiás, direção do Instituto CEM e representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO.

Neste ano, a Jornada Científica do Hugo conta com curso de prática baseada em evidências, oficinas de treinamentos (hands on) e apresentações de casos clínicos para discussões multiprofissionais. O objetivo é atualizar conhecimentos e compartilhar experiências baseadas nas melhores evidências disponíveis.

O diretor-geral do Hugo, médico Francisco Pereira Borges, destaca que a gestão da unidade investiu na melhoria do ensino no hospital. “O Hugo não tem medido esforços para aparelhar, equipar, cumprir as eficiências de recursos humanos e promover, na unidade, um ensino de qualidade, formando especialistas e, consequentemente, trazendo uma melhor saúde para Goiás”, disse.

De acordo com o coordenador da Coreme, Francisco Albino Rebouças Júnior, o Hugo é um dos três melhores hospitais na formação do médico residente em Goiás e tradicional na formação da multidisciplinar. “A residência é um local de treinamento exaustivo supervisionado. Os residentes prestam uma assistência vinculada com o estudo. A Jornada Científica é fundamental, pois é uma sequência do treinamento científico, o que fazemos na prática assistencial é trazido para o ambiente acadêmico”, afirmou.

Verdades transitórias
O médico ressalta que é impossível realizar uma boa assistência sem o profissional estar atualizado. “A medicina é uma ciência de verdades transitórias, então, em poucos anos, dependendo da especialidade, verdades podem mudar dentro da medicina. Para uma boa assistência, é preciso uma atualização científica permanente”, explicou o coordenador da Coreme.

O curso de abertura abordou a Prática Baseada em Evidências e foi ministrado pelo fisioterapeuta e tutor de residência multiprofissional do Hugo, Giulliano Gardenghi. Segundo o profissional, a ideia de uma formação em prática baseada em evidência é fornecer ao aluno a possibilidade de compreender as evidências científicas e poder extrair delas o melhor conhecimento disponível”, revelou.

Giulliano destaca que o intuito do curso é fazer com que o residente possa interpretar as informações dos artigos e traduzir de uma maneira que ele aplique na sua prática clínica sem cometer equívocos. “É uma forma de fazer com que o residente do nosso programa consiga tomar decisões para beneficiar os pacientes com base na ciência e não no empirismo”, frisou.

Para o residente de psicologia Karllos Hoberty Alves, a Jornada Científica permite juntar a teoria com a prática. “É um momento de atualizar sobre novos procedimentos e novas intervenções. Quando realizamos um tratamento com evidência científica, prestamos um atendimento mais humanizado e qualificado”, destacou.

Troca de conhecimento
A Jornada Científico do Hugo é realizada desde 2016, sempre com a organização da Coreme e Coremu, com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa. O evento proporciona a troca de conhecimento e experiências entre os residentes e o corpo docente, favorecendo o aprendizado.

As apresentações são sempre focadas na interdisciplinaridade e são realizadas pelos residentes do Hugo, com o apoio dos preceptores, tutores e supervisores dos programas.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM