Sandro Rodrigues e equipe em uma das quatro salas de raios X: tecnologia de ponta, agilidade e eficiência aos laudos

Investimento é de R$ 2,3 milhões no Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz, que ainda vai receber dez novos leitos de UTI

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), acaba de dotar o Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) de novo tomógrafo, moderno e resolutivo; aparelho de raios X digital com alta qualidade de imagem e de uma reforma completa da Central de Material Esterilizado (CME). A entrega dos equipamentos e do novo espaço foi feita na tarde dessa quarta-feira, (14/9), pelo secretário da Saúde, Sandro Rodrigues.

“Seguimos com a lógica da melhoria contínua dos serviços ao cidadão goiano e a modernização dos equipamentos. Além do ganho na qualidade do suporte ao diagnóstico, impacta no aumento da capacidade de produção dos nossos hospitais”, explicou o titular da SES-GO, que anunciou para breve o lançamento de pedra fundamental para a construção de um anexo com mais dez leitos de UTI no Hugo.

O investimento com o novo tomógrafo e um aparelho de raios X digital de mesa, ambos já em funcionamento, é de R$ 2,3 milhões. O Hugo é o maior hospital de urgências da região, especializado em trauma e neurologia, com 311 leitos gerais e 57 de UTI.

Novo tomógrafo
O novo tomógrafo computadorizado tem 64 canais e apresenta tecnologia para realizar procedimentos não invasivos de diagnóstico por imagem em menor tempo e com melhor qualidade. O equipamento vai atender os pacientes que estão internados na unidade e os que são encaminhados pelo Complexo Regulador do Estado.

Com imagem de qualidade, o equipamento auxilia o médico na tomada de decisão e tem a capacidade de realizar 200 exames por dia. Com o reforço, o hospital agora possui dois tomógrafos. O intuito é manter o serviço de tomografia sem interrupção, 24 horas por dia.

Raios X
A tecnologia de ponta do equipamento de Raios X digital traz mais agilidade e eficiência nos laudos dos exames.  Atualmente, o Hugo realiza cerca de 5 mil radiografias por mês e, com o novo aparelho, que tem capacidade para realizar 200 exames por dia, a unidade vai ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes.  O novo aparelho de raios X digital faz a leitura da imagem captada e a revela digitalmente, sem utilização de outros processos de revelação, como o cassete e a processadora.

A imagem gerada no aparelho é transmitida para um monitor, onde é realizado o melhoramento de nitidez da imagem, evitando que o paciente tenha que passar por um novo procedimento de radiografia.  Além disso, a imagem é projetada diretamente no computador e pode ser acessada na hora pelo médico.

Segurança do paciente
A Central de Material Esterilizado (CME) é um setor estratégico para qualquer hospital, e a readequação inclui equipamentos modernos, como lavadoras, secadoras, autoclave e termodesinfectora, que permitem maior rapidez e segurança no controle de infecções e segurança aos profissionais do Hugo.

Reestruturada, com equipe capacitada, a CME agora consegue atender toda a unidade em um período de 24 horas, proporcionando maior agilidade nos processos, com devolução rápida dos instrumentais cirúrgicos.

Segundo o diretor-geral do Hugo, Francisco Pereira Borges, a entrega é mais um avanço que permite acelerar o atendimento aos pacientes, proporcionando melhor qualidade à assistência. “Isso traz, para nós, uma satisfação que não tem tamanho. São equipamentos novos permanentes para uma equipe de profissionais nível A que trabalha com ainda mais satisfação. Somos referência em todos os nossos atendimentos e ainda podemos entregar mais”, disse ele.

Iara Lourenço e José Carlos Araújo (texto)/Marco Monteiro (fotos)/Comunicação Setorial

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO