Ação é uma alternativa para que mais doadores possam ser alcançados e aumentar o estoque de bolsas na unidade

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) iniciou o mês de junho incentivando a doação de sangue. A unidade, que é referência em trauma, urgência e emergência, recebe nesta quarta-feira, 8, o ônibus de coleta de sangue do Hemocentro. A ação é uma alternativa para que mais doadores possam ser alcançados e aumentar o estoque de bolsas no hemocentro e, consequentemente, da unidade.

Para doar, é preciso agendar no site: https://agenda.hemocentro.org.br/. De acordo com a coordenadora da agência transfusional do Hugo, Daniella Fernanda Borges, a unidade tem o maior consumo de sangue em Goiás. “O Hugo realiza cerca de 900 transfusões de sangue por mês. É importante conscientizar sobre a doação para o atendimento dos pacientes da unidade e elevar nossos estoques, que estão em níveis críticos”, disse.

Colaboradores, acompanhantes de pacientes internados e a comunidade em geral podem doar sangue. A ação é uma importante ferramenta de auxílio para as unidades de saúde que prestam serviço à população. Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas.

Na última passagem da unidade móvel no Hugo, dia 17 de fevereiro, foram realizadas apenas 38 coletas. Vale destacar que em períodos de festas, férias e feriados prolongados, o consumo de sangue aumenta nas unidades de saúde. Por isso é importante reforçar o estoque.

Faça parte dessa corrente do bem e seja solidário! Doar é um ato de amor!

Quem pode doar?

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal). É necessário estar descansado e bem alimentado, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Fonte: Julianna Adornelas / Instituto Cem