Atividade foi em alusão ao Fevereiro Laranja, campanha que conscientiza sobre a doença

Em alusão ao Fevereiro Laranja, mês que conscientiza a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate à leucemia, a Comissão de Humanização do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) promoveu uma palestra, na tarde desta quinta-feira, 23, sobre o tema para os colaboradores da unidade.

Ministrada pela médica hematologista Sinara Freitas, a palestra abordou o que é leucemia; os quatro tipos primários da doença: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfoide aguda (LLA) e leucemia linfoide crônica (LLC); fatores de risco; sintomas gerais e tratamentos.

 

De acordo com a médica, a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. “Na

leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas”, explicou Sinara.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no período de 2020 a 2022, a previsão do diagnóstico no Brasil chegaria a mais de 10 mil casos de leucemia, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.

A médica destaca que ao sinal de sintomas de anemia, fadiga, fraqueza, mal-estar, perda de peso, falta de ar, manchas na pele e infecções recorrentes o paciente deve fazer um hemograma para avaliar a possibilidade da leucemia. “É necessário falar sobre a leucemia e alertar a população sobre os sintomas da doença. Ao observar os sintomas de forma precoce o paciente consegue um diagnóstico mais rápido com maior chances de cura”, frisou

Fonte: Diário da Manhã