No Hugo, Lázara recebe familiares, entre eles, a filha Nicolly, pra quem cantou os “parabéns”

Internada há 27 dias, Lázara Vieira cantou parabéns para filha Nicolly, que completou 10 anos no domingo, na área de convivência do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz

A manhã desta quinta-feira (13/10), foi de abraços e muita emoção para a paciente Lázara Mayane da Silva Vieira, de 28 anos. Internada no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) há 27 dias, ela recebeu a visita dos filhos, na área de convivência da unidade de saúde.

O reencontro de Lázara com a família faz parte da visita humanizada que a unidade do Governo de Goiás proporciona aos pacientes internados. A ação tem o intuito de contribuir com a recuperação, minimizando os efeitos negativos provocados pela hospitalização prolongada.

A psicóloga Giselle Barcelos, que acompanha a paciente, explica que, durante o atendimento, Lázara falou da saudade dos filhos e manifestou o desejo de se encontrar com eles. “Ela descreveu com tristeza o rompimento de sua rotina, a ausência do convívio diário dos filhos e revelou que, no domingo, 9 de outubro, a filha Nicolly completou 10 anos”, disse.

A profissional relata que, para amenizar o sofrimento da paciente, a equipe viabilizou a visita. “Ações como a de hoje proporcionam uma melhora do lado emocional do paciente e da família. Poder permitir esse momento único no ambiente hospitalar é o objetivo do tratamento humanizado, que visa ao bem-estar do paciente”, afirmou a psicóloga.

Para deixar o encontro ainda mais especial, Giselle, em alusão ao Dia das Crianças, presenteou os filhos da paciente com uma lembrança e a equipe cantou parabéns para Nicolly. “Eu não gostei de passar o meu aniversário longe da minha mãe. Poder comemorar com ela foi bom demais. Eu estava com muita saudade”, disse a criança.

Lázara revela que a visita foi gratificante. “Estou muito feliz. Tomara que aconteça mais vezes. Ver meus filhos me deu ânimo para seguir com o tratamento”, comemorou.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO