Filomena Vicente, de 91 anos, ameniza a saudade da família durante um banho de sol na parte externa da unidade do Governo de Goiás

Internada há sete dias no Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), Filomena Vicente, de 91 anos, recebeu a visita de familiares na manhã desta terça-feira (22/3), na parte externa da unidade do Governo de Goiás. Com carinho, palavras de amor e oração, ela pôde matar a saudade dos netos.

Sem poder receber visitas e longe do conforto de casa, os pacientes enfrentam dias marcados pela saudade da família, o que causa impacto negativo no emocional. Para diminuir esse quadro, seguindo todos os protocolos de saúde, a equipe multiprofissional do Hugo, sempre que possível, viabiliza o reencontro de pacientes com seus amores.

De acordo com a psicóloga Mônica Lelis, a visita humanizada melhora o quadro emocional dos pacientes. “Nós pensamos sempre no conforto do paciente em cuidados paliativos. A equipe percebeu que a dona Filomena estava emocionalmente abalada e que a visita dos familiares faria muito bem para ela. Poder permitir esse momento único no ambiente hospitalar é a missão do Hugo, que visa o bem-estar pleno dos pacientes”, destaca.

A neta de dona Filomena, Ângela Garcia da Silva, afirma que a visita foi muito importante para a família. “Minha vó está em cuidados paliativos. Foi muito gratificante o Hugo liberar para nós podermos ficar um pouco com ela. Nós agradecemos pelo carinho, atenção e cuidado com a minha avó”, disse.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM