Residentes multiprofissionais do Hugo se reúnem para comemorar mais uma importante conquista

Referência como hospital de ensino, na formação de profissionais para todo o País, programa conta com pesquisas científicas publicadas em periódicos de referência internacional

Referência em ensino e pesquisa, o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) formou 22 novos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Trauma e do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Os novos especialistas têm no currículo a passagem por um hospital de alta complexidade.

A coordenadora da Comissão de Residência Multidisciplinar (Coremu) da unidade do Governo de Goiás, Lucila Stoppa, ressaltou o empenho e dedicação dos residentes. “Quando olhamos para vocês ,observamos que são profissionais de saúde com condições de mobilizar diferentes recursos para solucionar, com sucesso, problemas da prática profissional, em diferentes contextos. Temos a sensação de dever cumprido, ao observar que, ainda na residência, vocês foram reconhecidos por serem profissionais competentes. Competência esta que veio pela dedicação e estudo rigoroso”, disse.

Emocionada, Lucila agradeceu aos formandos. “Quero agradecer como vocês receberam o Hugo, a Coremu, os tutores e preceptores, os colaboradores e nossos pacientes, como parte ativa de seus processos de aprendizagem. Desejamos que o Hugo possa ser uma boa lembrança para vocês e que os conhecimentos adquiridos lá sejam luz em cada local de futuro trabalho. Em nome da Coremu/Hugo, recebam a nossa gratidão e nosso sincero desejo de sucesso na vida pessoal e profissional de cada um de vocês”, discursou ainda.

A residente de serviço social Leillianne Morais representou a turma e discursou sobre os desafios da residência. “Quantas vezes desejamos que os meses fossem abreviados e, como num passe de mágica, o final se desenhasse logo ali. Sonhamos, resistimos e insistimos. Dissertar sobre isso nesse momento é como relancear o olhar ao passado e resgatar nossos ideais, que aliás foi sempre uma atividade contínua.”

“Fizemos isso na tentativa de nos afirmar nesse campo, visando lembrar-nos quem somos, de onde viemos e porque viemos. Foi um exercício que deu certo. As leituras que fizemos de nós mesmos apontaram caminhos de superação s significado”, acrescentou a residente

Leilianne ressaltou que todo processo valeu a pena. “Foi um processo doloroso, mas compensador. Esse ‘valer a pena’ nos faz visualizar o quanto crescemos como pessoa e como profissional. O que sentimos agora, ao concluir essa etapa, é uma alegria singular, um sentimento de que podemos ir além, que podemos tentar”, afirmou.

A diretoria administradora do Hugo, Queiliene Rosa, afirmou que o compromisso da unidade é o de fortalecer a residência médica e multiprofissional do hospital. “Nós tivemos muito avanços e muitas oportunidades de melhoria. Fica aqui o nosso compromisso em continuar fortalecendo e trazendo o que é de direito e adequado para os residentes que passam por essa instituição. Agradecemos o interesse de vocês pelo ensino, pela continuidade e construção do saber. Parabéns”, frisou.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto Cem

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO