Equipe da unidade do Governo de Goiás passara por quatro estações de aprendizado, em que sanaram dúvidas e aplicaram o conhecimento adquirido

Os residentes de medicina do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) participaram de um treinamento sobre vias aéreas, na tarde de segunda-feira (16/5). Com aula teórica e prática, a capacitação abordou intubação orotraqueal e via aérea difícil e foi conduzida pelos preceptores médicos Cristiano Simões,  Larissa Louise, Marcelo Fonseca e pelo coordenador da residência clínica do Hugo, Rafael Hoshino.

Os residentes passaram por quatro estações de aprendizado, em que sanaram dúvidas e aplicaram o conhecimento adquirido. Na primeira etapa, conduzida pelo médico Cristiano Simões, foi abordado pré-oxigenação, máscaras faciais, dispositivos de oxigenoterapia, troca de traqueostomia.

Na segunda fase, ministrada pelo médico Marcelo Ferreira, os participantes realizaram intubação orotraqueal, uso de bougie, posicionamento do paciente.

Na terceira etapa, guiada pelo médico Rafael Hoshino, os residentes fizeram manejo via aérea difícil, uso de máscara laríngea, videolaringoscopia.

Na última estação, a médica Larissa Louise falou sobre ultrassonografia (USG) na avaliação das vias aéreas e demarcação de local de crico por punção. O apoio de material usado foi feito pelo apoio da empresa Fazmed.

De acordo com Rafael Hoshino, o intuito da capacitação foi treinar os residentes para estarem capacitados a manejar vias aéreas de pacientes que necessitam de intubação.

“A aula de hoje visa capacitar e melhorar a qualidade do atendimento dos pacientes e fazer com que os residentes estejam cada vez mais inseridos em uma educação permanente e reciclagem nesse conteúdo que é tão rotineiro no hospital”, afirma.

O médico destaca que, pelo menos uma vez por mês, os residentes participam de um curso prático.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM