Superintendente Paula dos Santos participa da comemoração do 1º ano do Projeto Angels no Hugo

Unidade de saúde do Governo de Goiás segue protocolo específico para pacientes com Acidente vascular Cerebral que propõe rápido atendimento para salvar vidas

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) celebra um ano de implantação do Projeto Angels no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). A unidade oferece serviço de atendimento de emergência para reduzir mortes e incapacitações provocadas pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A doença é a segunda maior causa de morte no mundo, atrás apenas do infarto agudo, e a primeira causa de sequela neurológica irreversível em adulto. Dos pacientes que sofreram o AVC, 75% não conseguem voltar ao trabalho. O tempo de socorro para evitar mortes e sequelas é fundamental. A cada minuto, quase 2 milhões de neurônios são perdidos no cérebro de um paciente com nessa situação.

Há um ano, a emergência do Hugo passou a contar com a presença de neurologista 24 horas por dia, 7 dias da semana na unidade. O neurologista Marco Túlio Pedatela explica que é preciso melhorar cada vez mais a assistência, mas que o Projeto Angels proporcionou um ganho enorme na linha de atendimento do AVC na unidade.

“Em um ano, o grande desafio foi reduzir o tempo, e pra isso foi implantado na unidade o código do AVC. O grande feito foi conseguir atender casos em apenas seis minutos. Isso significa que o paciente do SUS com AVC tem aqui atendimento de excelência”, frizou.

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos, afirmou que a linha do AVC é prioridade em Goiás. “Agora a ideia é ampliar o projeto para todo o Estado. Afinal, é um trabalho para a população. Vai além de um projeto. É a implementação de um programa de assistência que tende a crescer para além de Goiânia e Região Metropolitana.”

Para celebrar o primeiro ano do Projeto Angels, profissionais das equipes que trabalham na linha do AVC foram homenageados, com a entrega de certificados.

Yara Galvão (texto/fotos)/Comunicação Setorial

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO