Fora disponibilizadas 1.400 doses para completar o esquema vacinal dos profissionais que atuam no hospital

Os colaboradores do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) começaram a receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 nessa terça-feira (28/06). Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia disponibilizou 1.400 doses da vacina para a realização da campanha dentro do hospital que será realizada até a próxima sexta-feira, 1º de julho.

As novas orientações do Ministério da Saúde, publicadas em duas Notas Técnicas, consideram a necessidade de reforçar a imunização de pessoas na faixa etária acima de 40 anos e trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

No Hugo, a segunda dose de reforço foi da Janssen. As vacinas foram aplicadas em profissionais de todos os setores da unidade de saúde. De acordo com a enfermeira responsável pela Sala de Vacina do Hugo, Eliane Rodrigues, a quarta dose deixa o colaborador mais imune ao vírus. “Nós temos contato constante com pessoas com o vírus e com o esquema vacinal completo teremos uma imunidade maior. Vale ressaltar que não impede de pegar a doença, mas caso a pessoa seja contaminada os sintomas são leves ou passam despercebidos. Por isso, a importância de tomar todas as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde: 1ª dose, 2ª dose, 1º reforço e 2º reforço”, explicou.

Texto e Foto: Hélmiton Prateado

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde