Roniery Correia e Karllos Hobery mostram página da revista Cresap com artigo de autoria deles

Trabalho aborda aspectos psicológicos e estratégias de enfrentamento evidenciados em pacientes com doenças cardiovasculares e é destaque na Cresap

O  Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Trauma do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), mais uma, vez foi destaque em revista de projeção internacional. O tutor de psicologia Roniery Correia Santos e o ex-residente Karllos Hobery Alves Nascimento publicaram um artigo científico na Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago – Cresap. O trabalho abordou aspectos psicológicos e estratégias de enfrentamento evidenciados em pacientes com doenças cardiovasculares.

O tutor explica que o ex-residente realizou a pesquisa com pacientes com doenças cardiovasculares em tratamento no ambulatório do Hugo para mostrar quais os aspectos que eram comuns entre os pacientes para enfrentar a doença.“Foram aplicados dois testes, e os principais sintomas evidenciados foram psicoticismo, ansiedade e depressão e as principais estratégias de enfrentamento foram suporte instrumental, suporte emocional e religiosidade”, disse.

Roniery destaca que o ensino e pesquisa da Coremu do Hugo rendem frutos. “Com as publicações, mostramos que o investimento no ensino e pesquisa valem a pena e reforçam que uma boa assistência anda de mãos dadas com a ciência. Conseguimos mostrar a criação de novos fluxos, personalizar o atendimento, e a gente entende que o SUS é isso, criar uma forma única de atendimento”, afirmou o psicólogo.

Para o ex-residente, fica o sentimento de devolver conhecimento para a população. “A partir do momento que a gente consegue identificar as estratégias de enfrentamento e analisar os principais sintomas percebidos nos pacientes, conseguimos proporcionar um atendimento mais especializado e personalizado para o usuário. A principal estratégia que observamos foi a religiosidade. Se a gente consegue identificar a religião como algo que auxilia o paciente a lidar com a doença, nós temos que otimizar isso”, destacou Karllos Hoberty.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO