Paciente faz carinho no filhote Asper, acompanhados de tutores e profissionais do Hugo

Asper, filhote de golden retriever do Centro Universal de Referência  em Assistência Animal, proporciona descontração, carinho e sorrisos na unidade do Governo de Goiás

Os pacientes internados no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) receberam, nesta terça-feira (02/05), a visita do Asper, cão terapeuta da raça golden retriever que faz parte do Centro Universal de Referência em Assistência Animal (Curaa). O filhote proporcionou aos usuários, acompanhantes e colaboradores doses de descontração, carinho e sorrisos.

As visitas são consideradas terapias, não abrindo mão da presença de profissionais da saúde e seus condutores. “Há evidências de que a atividade diminui a pressão sanguínea, ansiedade e estresse em crianças, melhora a autoestima, diminui ansiedade e angústia em adultos”, explicou a presidente da Comissão de Humanização do Hugo, Célia Regina Losano.

A visita, realizada há cada 15 dias, contempla pacientes de longa permanência e tem o objetivo aliviar as tensões do ambiente hospitalar e a mudança na rotina do paciente, causada pela hospitalização. Além disso, incentiva a participação das equipes assistenciais da unidade com um tratamento mais humanizado, criando assim um modelo de ação social.

Para a terapeuta holística, gestora do filhote e co-criadora do Curaa, Elaine Bezerra, é importante estar dentro de uma unidade hospitalar quebrando barreiras, mostrando a importância de um animal preparado, educado, amoroso, dócil e, principalmente, equilibrado energeticamente dentro de ambientes diversos.

“Isso é inclusão, é levar a situação junto à razão e transformar esse local com boas energias e vibrações, fazendo toda diferença em um momento rotineiro e sem novidades dentro do hospital, utilizando a terapia holística agregada à terapia assistida por animais”, afirmou.

Elaine destaca que o Curaa também tem a missão de despertar sorrisos e lágrimas de alegria, levando conforto e satisfação aos pacientes do Hugo. “O cão, por onde passa, leva amor, compaixão e empatia. E não vamos deixar ninguém para trás”, frisou.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO