Divulgação

Cirurgiã buco-maxilo-facial trabalha com prótese facial em impressão 3D e se inspira em cientistas goianos

A cirurgiã dentista Thamyryz Simões, residente de cirurgia e trauma buco-maxilo-facial no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO) vai mostrar seu trabalho no Hospital Queen Elizabeth, na cidade de Birmingham, Inglaterra. “Vou mostrar o que fazemos aqui e aprender novas técnicas e terapias lá, que é uma unidade de saúde de primeiro mundo e onde se faz ciência em profusão”, explica.

O convite surgiu depois que ela participou de grupos de cientistas da área de cirurgia e trauma buco-maxilo-facial e recebeu o convite para o intercâmbio. Thamyryz faz parte do programa de residência CTBMF (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial) do HUGO e desenvolve trabalhos de reconstrução facial com impressora 3D. O chefe do serviço de buco-maxilo-facial, Euclides Barboza de Oliveira, conseguiu as peças impressas em 3D para Thamyryz desenvolver suas pesquisas.

“Conseguimos moldar peças em material compatível com organismos humanos que não oferecem riscos de rejeição e implantar em faces danificadas por traumas. Isso desenvolve normalidade às vidas dos pacientes e restitui a autoestima”, comenta.

O trabalho desenvolvido por Thamyryz e equipe permitiu que pacientes que sequer conseguiam abrir a boca para se alimentar hoje comem com desenvoltura e falam normalmente. “Assistimos a alguns milagres que os pacientes são beneficiados e isso é uma grande conquista para o HUGO e para a comunidade assistida”.

A cirurgiã lembra que um programa de intercâmbio assim é importante para o HUGO como hospital-escola porque retrata a excelência profissional dos especialistas formados na unidade. “Hospitais que enviam residentes para estágios internacionais demonstram compromisso com a formação de seus profissionais e a busca pela excelência. Isso aumenta a reputação da instituição e atrai candidatos de alta qualidade para programas de residência”, finaliza.

Fonte: Diário da Manhã