Pessoas que passavam pelo local pararam para saber mais sobre a importância do combate ao AVC

Equipes da SES e do Hugo realizaram aferição de pressão e testes de glicemia, além de orientar sobre a importância da prevenção de AVCs

Celebrado no dia 29 de outubro, o Dia Mundial do Combate ao AVC foi lembrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) com uma ação de prevenção e conscientização, realizada neste sábado (28/10), no Parque Areião, em parceria com o Hospital de Urgências de Goiás Dr.Valdemiro Cruz (Hugo).

De acordo com o médico neurologista Marco Túlio Pedatella, coordenador do programa de Acidente Vascular Cerebral da SES, o AVC está entre as maiores causas de mortes no mundo e é o que mais deixa sequelas nos pacientes. “Hoje realizamos essa ação a fim de que a população se conscientize quanto aos principais fatores de risco que podem levar ao AVC, além de explicar como é possível reconhecer quando alguém está tendo um episódio e o que fazer para salvar a vida daquela pessoa”, pontua o coordenador.

Atualmente, Goiás conta com dois hospitais de referência para atendimento de pessoas vítimas de um AVC: o Hugo e o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) que garantem um atendimento eficiente e eficaz para os pacientes assegurando um suporte vital para aqueles que requerem assistência urgente devido a um AVC.

Pedatella ainda acrescenta que é fundamental que cada pessoa leve um estilo de vida saudável para evitar um AVC, como ter controle da pressão arterial, obesidade, diabetes e colesterol; se alimentar corretamente; praticar atividade física; evitar o consumo excessivo de álcool; não fumar; além de tratar as doenças do coração. “Esses são fatores importantes que a gente consegue trabalhar e evitar muito a recorrência de novos eventos de outros AVCs”.

Passeando pelo Parque Areião nesta manhã, o advogado Antônio Carlos Ferreira dos Anjos decidiu fazer uma pausa para checar se sua saúde está em dia. “A gente descuida muito dessa questão e esse tipo de iniciativa é muito bom porque faz com que a gente dê uma paradinha pra ver se tá legal. Alguma coisa saiu fora e a gente vai correr atrás”, comentou.

Outro que aproveitou a ação foi o João Batista Pereira, que é agricultor. Com os índices de saúde normais após aferição da equipe médica da SES e do Hugo, João seguiu para receber as orientações sobre os sinais e sintomas de um AVC. “Toda informação é pouca, né? Então a gente tendo conhecimento pode evitar alguma coisa pior depois”.

Dia Mundial do Combate ao AVC
Criado pela Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization) em 2006, o Dia Mundial do AVC tem sido observado globalmente como uma maneira de aumentar a conscientização sobre o AVC, suas causas, prevenção, tratamento e recuperação.

A iniciativa da SES, realizada neste sábado (28/10) contou com a presença de médicos neurologistas para orientação do público, além de oferecer aferição de pressão arterial e testes de glicemia, das 8h às 12h para todos os interessados que estavam no Parque Areião.

Riscos e prevenção
Um estudo feito pela Organização Mundial do AVC, alerta que o número de mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) no mundo poderá aumentar 50% e chegar a quase 10 milhões até 2050, caso ações de monitoramento e prevenção não forem aprimoradas.

Em Goiás, de 2019 a 2023, foram registrados cerca de 26 mil casos de AVC no estado e quase metade, sendo 14.236, evoluiu para óbito. Para além da prevenção, é fundamental saber identificar quando um AVC está acontecendo, já que o tempo é crucial para que o paciente receba o tratamento adequado minimizando os danos cerebrais.

Os sintomas de AVC podem incluir dificuldade repentina para andar, tontura, falta de coordenação ou equilíbrio; dor de cabeça súbita e intensa, sem causa aparente; dificuldade repentina para enxergar em um ou ambos os olhos. Um método simples e eficaz para identificar um AVC é aplicar o acrônimo FAST, que significa rápido em inglês:

F (Face – Face): Peça à pessoa para sorrir. Se um lado do rosto estiver caído ou parecer assimétrico, isso pode ser um sinal de AVC;

A (Arms – Braços): Peça à pessoa para levantar os dois braços. Se um braço começar a cair ou não puder ser levantado completamente, isso pode indicar um AVC;

S (Speech – Fala): Peça à pessoa para repetir uma frase simples, como “O céu está azul”. Observe se a fala está estranha ou confusa. Dificuldade repentina em falar ou entender pode ser um sinal de AVC;

T (Time – Tempo): Se você observar qualquer um desses sinais – rosto caído, braço fraco ou fala estranha – é hora de chamar imediatamente o serviço de emergência ou procurar ajuda médica. Lembre-se: o tempo é crucial no tratamento do AVC.

Yara Galvão e Isabela Melo (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO