Residentes do Hugo relaxam durante sessão de yoga, no primeiro encontro do Junto com Você

Com encontro mensais, as atividades proporcionam aos residentes da unidade do Governo de Goiás ações voltadas para o bem-estar, saúde emocional e autocuidado

Com o intuito de promover ações de saúde mental para os residentes do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), o Departamento Integrado de Psicopedagogia (DIP) criou o projeto Junto com Você. A iniciativa visa ao compartilhamento de experiências entre os participantes, proporcionando o cuidado e fortalecimento emocional.

A psicopedagoga do Hugo, Giselle Barcelos, explica que o Junto com Você promove encontros mensais com os residentes da unidade do Governo de Goiás em que eles podem expressar opiniões e percepções sobre o trabalho. “A roda de conversa favorece o conhecimento, desenvolve laços de cuidado e contribui para a reflexão de estratégias de enfrentamento”, disse.

Os encontros são realizados, no Hugo, em um espaço sem interrupções, sem distrações, ouvindo com empatia e sem julgamentos. “O intuito do projeto é realizar ações voltadas ao cuidado, saúde mental e bem-estar, com práticas de relaxamento, gerenciamento do estresse, palestras sobre saúde e autocuidado”, afirmou Giselle.

A primeira ação do Junto com Você proporcionou aos residentes um instante de relaxamento com a prática de yoga. “A atividade foi importante e me ajudou no manejo do estresse e reduziu um pouco a ansiedade relacionada ao ambiente hospitalar”, comentou a residente de psicologia Denise Silva Sousa.

Para a residente, o Junto com Você tem o potencial de impactar na saúde mental, física e melhorar a qualidade de vida do residente, proporcionando momentos de relaxamento e esclarecendo sobre a necessidade do autocuidado.

“A jornada de trabalho é exaustiva. Portanto, essa prática proporciona ao residente a oportunidade de se conectar consigo, o que pode melhorar o bem-estar e permitir momentos de calma e tranquilidade, em meio ao cotidiano do hospital. Então, esse momento me lembrou da importância do autocuidado em meio às responsabilidades”, revelou Denise.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde-GO