Mesa de autoridades da 8ª Jornada Científica do Hugo, que segue até esta sexta-feira

Tema central das oficinas realizadas pelas Comissões de Residência Médica e Multiprofissional será cultura da segurança do paciente como objeto de equipes multidisciplinares

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realiza, nesta quinta e sexta-feira (09 e 10/11), a 8ª Jornada Científica, promovida pelas Comissões de Residência Médica e Multiprofissional. O tema central desta edição da jornada será A Cultura da Segurança do Paciente como uma Questão Transversal e Multidisciplinar.

A abertura contou com a presença de dirigentes do Instituto CEM, organização Social gestora do Hugo, representante da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e diretores da unidade. Em sua fala na abertura dos trabalhos, a gerente de Desenvolvimento e Ensino da Escola de Saúde de Goiás, da SES-GO, Letícia Souza Pereira, enalteceu o cuidado que a comissão da jornada teve na escolha do tema. “O bom profissional de saúde é o que trata da doença, mas o melhor de todos é o que cuida do paciente de forma global e humanizada”, frisou.

O diretor-técnico do Hugo, Roberto Zonta, cumprimentou todos os participantes pelo esmero em aprimorar conhecimentos em um evento científico como esse. Zonta lembrou que a segurança do paciente é um dos conceitos mais trabalhados entre profissionais da saúde como forma de evolução constante da qualidade dos serviços prestados à população.

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional do Hugo, Lucilla Stoppa, ressaltou que os serviços de saúde de qualidade devem primar pela segurança do paciente. “Evitar falhas é uma meta constante em ambiente hospitalar, e esse cuidado é responsabilidade de todos nós”, acentuou.

Os programas de residência médica, multiprofissional e uniprofissional do Hugo buscam fortalecer os processos que proporcionam a segurança do paciente e que qualificam o trabalho. Os conhecimentos e a experiência adquiridos ao longo da formação dos residentes serão um fator de contribuição ao êxito deste encontro”, acentuou Lucilla.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor doutor Giulliano Gardenghi, tutor da residência multiprofissional em urgência e trauma do Hugo.

Hélmiton Prateado (texto e fotos)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO