Na palestra, Diego Reis aborda rastreamento, exame, sintomas e tratamento do câncer de próstata

Ação do Hugo, unidade de saúde do Governo de Goiás, tem como objetivo fortalecer a campanha Novembro Azul, cujo foco são os cuidados com a saúde do homem

O mês de novembro levanta um tema importante, o câncer de próstata. Com o intuito de fortalecer a campanha Novembro Azul e falar sobre cuidados com a saúde do homem, a Comissão de Humanização do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou uma palestra sobre a temática.

Conduzida pelo urologista Diego Reis, a apresentação abordou o que é próstata, como fazer o rastreamento da doença, a realização do exame de toque retal, além de sintomas e opções de tratamento para o câncer de próstata.

De acordo com o médico, o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum no homem. “Anualmente, são diagnosticados 65 mil novos casos no Brasil. É uma doença que tem tratamento e que é possível fazer um diagnóstico precoce”, disse.

De acordo com a presidente da Comissão de Humanização do Hugo, Célia Regina Losano, o autocuidado é fundamental para prevenir doenças. “O Novembro Azul é importante para falarmos sobre a saúde do homem, que em muitos casos, retarda a visita ao médico e a realização de exames periódicos. É algo cultural, que precisamos combater”, afirmou.

Julianna Adornelas/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO