Divulgação

Equipe de nefrologistas em parceria com os residentes e internos, promoveu uma atividade educativa  sobre doenças renais e realizou atendimentos

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, lembrado na segunda quinta-feira do mês de março, a equipe de nefrologistas do ambulatório do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), em parceria com os residentes de clínica médica, de terapia intensiva e internos da UFG, promoveu uma atividade sobre doenças renais com pacientes e colaboradores da unidade.

A médica nefrologista Mariana Barreto explica que a data tem como lema o diagnóstico e o tratamento para todos e o incentivo para monitorização dos valores para creatinina, tanto para os médicos quanto para a população. “A doença renal é silenciosa e acomete cerca de 10% da população mundial. Diversos desses pacientes só vão chegar ao sistema de saúde quando já estão com a função renal muito ruim.

Durante a ação, foram disponibilizadas vagas para o atendimento de pacientes que aguardavam no Sistema Único de Saúde (SUS) avaliação com nefrologista. “Nós chegamos a atender pacientes que estavam aguardando consulta desde 2022, proporcionando o acesso ao especialista e a continuação do serviço. Atendemos pacientes com estágio avançado da disfunção renal, e pacientes que foram diagnosticados precocemente, possibilitando a preservação restante da disfunção renal

De acordo com Dra, Mariana Barreto, a campanha é para conscientizar sobre o diagnóstico precoce, identificar os pacientes, tratar e proteger a saúde renal.

Fonte: Diário da Manhã