Unidade de saúde promoveu a 2ª capacitação sobre linhas de cuidado com os pacientes com Acidente Vascular Cerebral

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou nos dias 14 e 15 de agosto a 2ª capacitação sobre linhas de cuidado com os pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). O evento foi direcionado às equipes do Centro Estadual do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (SIATE), que assim como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), prestam um atendimento pré-hospitalar de emergência.

O médico neurologista e coordenador do projeto Angels no Hugo, Marco Túlio Pedatella, explica que o objetivo do treinamento é integrar as equipes para um atendimento de excelência aos pacientes com AVC.” O transporte e suporte adequado a esses pacientes é extremamente importante. A integração entre as equipes visa corrigir as deficiências, proporcionando uma melhor qualidade de assistência”, disse.

Durante o evento, que foi conduzido pelo Dr. Marco Túlio Pedatella e pela médica neurologista Clara Monteiro Antunes Barreira, os participantes puderam conhecer sobre o atendimento do paciente com AVC no Hugo, por meio do projeto Angels e o sistema de aviso com sirene criado pela unidade para otimizar o socorro. “No atendimento do AVC, cada minuto importa. Quanto mais rápido e eficaz for o socorro, maior a possibilidade do paciente se recuperar sem apresentar sequelas”, afirmou Dr. Marco Túlio.

O coordenador de enfermagem do pronto-socorro do Hugo, Weverson José da Silva, destaca que o treinamento reforça com a equipe pré-hospitalar o funcionamento do hospital e do Projeto Angels, para que eles possam trazer o paciente o mais rápido possível, sempre em comunicação com a unidade para a preparação do atendimento.

“70% dos pacientes que atendemos vêm para unidade via Corpo de Bombeiros ou Samu. Essas equipes precisam estar qualificadas e alinhadas com o Hugo, informando o hospital para que a gente encaminhe o paciente para a tomografia e, caso necessite, para a realização do trombolítico”, concluiu.

Excelência no atendimento ao AVC

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) recebeu no dia 27 de julho a premiação Angels Award pela excelência no tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A certificação é conferida pela World Stroke Organization (WSO) e Sociedade Iberoamericana de Enfermidades Cerebrovasculares (SIECV).A unidade é o primeiro hospital de Goiás a receber a certificação Plantinum, que é fruto do compromisso do trabalho incessante na melhoria no atendimento dos pacientes com AVC.

O médico neurologista e coordenador do Projeto Angels no Hugo, Marco Túlio Pedatella, explica que o WSO Angels Awards reconhece os hospitais que demonstraram um claro compromisso com o tratamento de AVC de qualidade e estabeleceram culturas e sistemas para apoiar a melhoria contínua. A certificação dos centros de Acidente Vascular Cerebral (AVC) é fundamental para garantir que os hospitais implementem e monitorem todas as estratégias prioritárias baseadas em evidências, que mudam a história natural da doença, reduzindo a mortalidade e a incapacidade pelo AVC”, afirmou.

De acordo com o neurologista, a certificação assegura aos pacientes do Hugo a qualidade e segurança indispensáveis na assistência hospitalar para o tratamento do AVC. O atendimento rápido e eficaz é fundamental para diminuir possíveis sequelas ao paciente.

Fonte: Diário da Manhã