Especialistas têm no currículo o conhecimento ampliado por passar pela unidade do Governo de Goiás com perfil de alta complexidade e referência em trauma e neurologia clínica

Residentes formados no Hugo: ensino orientado pelos princípios e diretrizes do SUS

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) celebrou, na sexta-feira (23/02), a formatura da décima turma de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Trauma e do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Os 20 novos especialistas têm no currículo o conhecimento ampliado por passar por uma unidade com perfil de alta complexidade e referência em trauma e neurologia clínica.

A solenidade foi realizada no auditório do Hotel Maione e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), do Instituto CEM, organização social que faz a gestão da unidade de saúde, e da diretoria do hospital.

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Trauma do Hugo, Lucila Stoppa, afirmou que o investimento na formação de residentes cumpre o compromisso da instituição na qualificação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa formação investe na qualificação deles para que ocorra um cuidado integral, humanizado, orientado às necessidades das pessoas, famílias e comunidade. A residência aprofunda a produção de conhecimento ao investir na capacitação dos profissionais não só na parte assistencial, mas na gestão e educação na saúde”, ressaltou.

A farmacêutica Anne Figueiredo Soares foi a oradora da turma e falou sobre a dedicação dos profissionais em oferecer um atendimento qualificado aos pacientes do Hugo. “Todos demonstraram a sua importância dentro da equipe multiprofissional. Conseguimos atender de forma interprofissional, atuando em conjunto para ofertar o melhor tratamento aos pacientes”, disse.

Anne destacou que os residentes são profissionais eficientes, comprometidos e responsáveis, que buscam atendimento de excelência aos pacientes. “Nos tornamos excelentes profissionais especializados, seguros, com uma bagagem teórica e prática, que só o nosso querido Hugo poderia nos proporcionar”, afirmou.

Residência multiprofissional
Os programas de residência do Hugo constituem modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu destinados a oito profissões da saúde: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social, que integram o Programa Multiprofissional em Urgência e Trauma, e odontologia, que faz parte da formação em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO