Profissionais do Hugo realizam captação de órgãos de vítima de acidente de motocicleta

Família de rapaz de 22 anos que estava internado na unidade do Governo de Goiás aceitou que órgãos fossem doados, após jovem sofrer grave acidente de motocicleta com traumatismo crânio-encefálico grave e ter morte cerebral atestada

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) iniciou o Setembro Verde, campanha de incentivo à doação de órgãos e tecidos, com o “sim” da família de um jovem de 22 anos, que aceitou que seus órgãos sejam doados para pacientes da fila de transplante. O doador estava internado na unidade do Governo de Goiás após sofrer grave acidente de motocicleta com traumatismo crânio-encefálico grave e ter morte cerebral atestada.

A captação dos rins e fígado foi realizada na manhã desta sexta-feira (1º/09), por profissionais da Gerência de Transplantes de Goiás, no Centro Cirúrgico do Hugo. Os órgãos foram destinados a pacientes de Goiás já triados em lista específica de pessoas que aguardam para receber esses órgãos.

Havia a expectativa da doação do coração para um paciente do Distrito Federal que seria compatível com o órgão. A equipe de Brasília avaliou o órgão com cirurgiões que assistem pacientes do DF e descartaram a possibilidade do transplantes, por incompatibilidade com esses pacientes.

O Hugo foi recordista na captação de órgãos para transplante em 2022 e tem um serviço de monitoramento constante para participar dos esforços da Gerência de Transplantes e servir pacientes que necessitam dessa assistência onde for necessário.

Segundo o diretor-geral do hospital, Luís Henrique Gabriel, a unidade prima pela excelência na captação e relação humanizada com familiares de possíveis doadores. “A captação é feita com autorização expressa, após as equipes psicossocial e de humanização definirem sobre possíveis doadores. A profissionalização desse processo tem sido modelo para outras frentes de atuação”, explica.

Hélmiton Prateado (texto e foto)

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde-GO