Paciente internado no Hugo utiliza uma das ferramentas usadas na terapia ocupacional

Assistência auxilia na prevenção e tratamento das dificuldades físicas e psicossociais, que interferem na independência do paciente em relação às atividades da vida diária, trabalho e lazer

Com o intuito de garantir um atendimento completo e eficaz aos usuários, o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) oferece a seus pacientes o serviço de terapia ocupacional, assistência que auxilia a prevenir e a tratar as dificuldades físicas e/ou psicossociais que interferem na independência do paciente em relação às atividades da vida diária, trabalho e lazer.

A unidade do Governo de Goiás conta com duas terapeutas ocupacionais que desempenham papel crucial no cuidado dos pacientes internados, especialmente aqueles que enfrentam os desafios decorrentes do acidente vascular cerebral (AVC). A supervisora do serviço de terapia ocupacional do Hugo, Erika Chediak, explica que as profissionais prestam assistência especializada dentro do ambiente hospitalar, no acompanhamento do paciente após a alta e no ambulatório.

“O atendimento abrange desde a avaliação das necessidades individuais dos pacientes até o desenvolvimento de planos de tratamento personalizado, com o objetivo de promover a recuperação e a reintegração desses pacientes à vida cotidiana. Com uma abordagem centrada no paciente, essas profissionais se dedicam a restaurar a independência funcional e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes atendidos”, afirmou.

Erika Chediak ressalta que a presença do serviço na equipe do Hugo representa um avanço significativo na prestação de cuidados integrados e multidisciplinares, beneficiando diretamente a comunidade e reforçando o compromisso da instituição com a excelência no atendimento médico.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/Instituto CEM