Divulgação

Campanha nacional aborda a luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) promoveu ações para reforçar com os profissionais da unidade a respeito do Dezembro Vermelho, campanha nacional de luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)

A atividade alertou a importância da educação permanente, prevenção e, principalmente, conscientização a respeito de atitudes de risco e as medidas preventivas que podem ser abordadas por cada um. Para isso, a equipe distribuiu um folder informativo e preservativos para o público interno da unidade.

Os profissionais do Hugo também participaram de uma palestra conduzida pela médica infectologista Vivian Furtado, que destacou o objetivo da campanha e desmistificou informações sobre o HIV e a Aids. “O tratamento das pessoas com HIV também faz parte da prevenção da doença, pois bloqueia a cadeia de transmissão. “O doente que faz o tratamento corretamente tem uma carga viral muito baixa, o vírus não é detectado, ou seja tem carga viral indetectável, e o indivíduo não transmite sexualmente doença ”, disse.

Hugo promove atividades pelo Dezembro Vermelho

A infectologista destacou a necessidade de realizar a testagem das pessoas e de enfrentar o problema de frente. “Muitos transmitiram a doença e nem sabiam que estavam infectados. Por isso, é importante saber o seu estado sorológico. Basta uma relação sem preservativo para estar exposto ao HIV”, afirmou.

Para finalizar, Dra Vivian Furtado reforçou que a aids não tem cara, não tem cor, não tem sexo e não tem idade. “Use camisinha”, frisou a médica.

Fonte: Diário da Manhã