Profissionais de saúde do Hugo atendem frequentadores do Parque Areião, na ação preventiva

Atividade realizada pela unidade com quem passava pelo parque faz parte das ações do Governo de Goiás pelo Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral, lembrado no dia 29 de outubro

Em alusão ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), comemorado em 29 de outubro, a equipe de neurologia do Pronto-socorro do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou nesta quarta-feira (26/10), uma atividade no Parque Areião para conscientizar a população sobre a doença.

A equipe do Hugo, composta por dois médicos, três enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, realizou a aferição da pressão arterial e teste de glicemia de quem passava pelo parque. Além disso, os profissionais explicaram sobre o AVC e como identificar os sintomas. O intuito da ação foi sensibilizar a população sobre os riscos da doença, demonstrando a importância de manter a pressão e a glicose sob controle, por se tratarem de fatores de risco para ocorrência da doença.

Nas três horas de atendimento, foram realizadas 150 aferições da pressão arterial e 160 testes de glicemia. O neurologista Marco Túlio Pedatela explica que objetivo da ação foi conscientizar a população para a prevenção do AVC. “Dados recentes mostram que o AVC é a maior causa de mortalidade no Brasil. Para evitar a doença, é preciso prevenir. É importante acompanhar os fatores de risco que são: pressão alta, diabetes, sedentarismo, colesterol elevado, obesidade, tabagismo, uso excessivo do álcool e doenças cardíacas”, disse.

De acordo com o médico, os sintomas característicos do AVC são: perda da força ou da sensibilidade em um dos lados do corpo; dificuldade para falar ou compreender; perda visual; tontura; dificuldade no equilíbrio e dor de cabeça sem causa aparente.

Marco Túlio ressalta que o tempo de atendimento do paciente conta muito para a recuperação do AVC. “Quando o atendimento acontece na fase aguda, até 4h e meia do início dos sintomas, há um medicamento, no caso do AVC isquêmico, para desfazer o trombo e diminuir as sequelas neurológicas do paciente”, afirmou.

Referência 
O Hugo participa do Projeto Angels que oferece atendimento a pacientes com AVC, doença que representa um dos principais agravos de saúde, podendo levar à morte ou incapacidade física e neurológica. A emergência do Hugo com a presença de neurologista 24 horas por dia, 7 dias por semana. O serviço está disponível desde o mês de março.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Goiás-GO