Evento integrou as equipes de atendimento pré-hospitalar com hospitais de referência no Estado de Goiás

referência no Estado de Goiás para atendimento de pacientes com AVC.

O médico neurologista e coordenador do Projeto Angels no Hugo, que oferece atendimento a pacientes com AVC, Marco Túlio Pedatela, explica que no atendimento do AVC cada minuto importa. Quanto mais rápido e eficaz for o socorro, maior a possibilidade do paciente se recuperar sem apresentar sequelas. “O AVC é a segunda causa de morte nas doenças cardiovasculares do mundo, mas é a principal causa de incapacidade. Apenas 36% dos pacientes sobrevivem por mais de dez anos, principalmente por complicações advindas das sequelas de um evento”, disse.

De acordo com Marco Túlio, no último ano o estado de Goiás melhorou o atendimento ao AVC, permitindo que mais pessoas retornem às suas atividades sociais e laborais. “Além da equipe de atendimento hospitalar é extremamente importante o transporte e o suporte adequado a esses pacientes. Por isso, a capacitação, integrando as equipes é importante, visando corrigir deficiências e proporcionar melhor qualidade de assistência”, afirmou.

O neurologista revela que o paciente com AVC, quando chega ao Hugo dentro das primeiras 4 horas e 30 minutos, janela de tempo após o início dos sintomas, tem prioridade no atendimento. “Hoje, o tempo da entrada do paciente até receber a medicação que possibilita redução de sequelas no caso do AVC isquêmico, gira em torno de menos dez minutos. Esse tempo de atendimento no Hugo é melhor do que muitos centros de referência no Brasil, e principalmente em países mais desenvolvidos, tornando o atendimento ao AVC no Estado de Goiás uma referência internacional”, finalizou.

Fonte: Diário da Manhã