Foram captados rins e córneas, destinados a pacientes de Goiás, e fígado, com destino ao Distrito Federal

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou na noite de terça-feira, 1, uma captação múltipla de órgãos. A ação foi possível devido à autorização de familiares de um paciente de 21 anos, vítima de um Trauma Cranioencefálico (TCE). O procedimento foi realizado após a confirmação da morte encefálica do paciente. Foram captados rins e córneas, destinados a pacientes de Goiás, e fígado, com destino ao Distrito Federal. No total, cinco pessoas foram beneficiadas.

A enfermeira Marina Fonseca, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hugo, explica que o primeiro passo para viabilizar a doação de órgãos é a confirmação da morte encefálica. “Após isso, é preciso buscar a aprovação da família para o procedimento”, disse.

Marina destaca que a permissão da família dá início a uma corrida contra o tempo. “Os interessados em doar órgãos precisam informar sua família sobre esse desejo, pois os familiares dos pacientes são os únicos responsáveis pela autorização da captação dos órgãos”, afirmou a profissional.

Fonte: Diário da Manhã