Procedimento realizado por equipe do Hugo resultou na captação de quatro órgãos

Procedimento na unidade de saúde estadual resulta na doação de coração, fígado e rins, para receptores do Distrito Federal e de Goiás

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou, na segunda-feira (10/10), duas captações de órgãos para transplantes. Os doadores tiveram o diagnóstico de morte encefálica confirmado após realização de todos os testes comprobatórios determinados pela Legislação Brasileira. Foram captados coração, fígado e rins.

Para realizar as captações, a unidade do Governo de Goiás contou com o empenho e a dedicação de uma equipe formada por vários profissionais. Todo o processo seguiu os protocolos do Sistema Nacional de Transplantes, que direciona os órgãos para os pacientes cadastrados na fila nacional.O coração e o fígado seguiram para o Distrito Federal e os rins, para pacientes de Goiás.

A ação reforça a solidariedade de famílias que, em meio à dor, conseguem realizar esse ato de amor ao próximo. A gerente da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Katiúscia Christiane Freitas, explica que o mês de outubro começou superando todas as expectativas.

“Em dez dias, tivemos nove captações. Tivemos um dia histórico, em que a central registrou quatro doações em um dia só. Esperamos que assim permaneça. A tendência é que só melhore, com empenho e envolvimento de todos que nos ajudam no processo”, disse.

A gerente destaca a importância dos hospitais de urgências de Goiás. “Todas as captações do mês de outubro envolveram as maiores unidades de saúde de urgência”, afirmou. Em 2022, o Hugo já realizou 14 captações de órgãos para transplantes.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO