Ex-residentes e residentes de ortopedia durante encontro na unidade do Governo de Goiás

Evento proporciona atualização dos profissionais, com realização de palestras e mesas-redondas sobre a área ortopédica, além do reencontro com médicos que passaram pela unidade do Governo de Goiás

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) promoveu na última sexta-feira, 24, o 4º Encontro de Ex-Residentes e Residentes de Ortopedia, no auditório da unidade de saúde. O evento proporcionou a atualização dos profissionais com a realização de palestras e mesas redondas com temas sobre a área ortopédica, além do reencontro com médicos que passaram pelo hospital.

O supervisor e preceptor da residência de ortopedia do Hugo, Danilo Lopes de Miranda Coelho, explica que a parte científica do encontro visa agregar valor ao serviço prestado no Hugo, com a exibição de casos clínicos e artigos publicados. “O intuito é aperfeiçoar a assistência prestada aos pacientes da unidade, e também promover a socialização entre os profissionais”, disse.

O primeiro coordenador da residência de ortopedia do Hugo e presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) – Regional Goiás, Jefferson Soares Martins, conduziu a primeira atividade do evento e abordou com os participantes sobre a história da ortopedia e da residência na unidade. De acordo com o médico, o serviço de residência melhora a qualidade do atendimento do hospital, pois é um ambiente de formação acadêmica.

“O Hugo foi um dos pioneiros na residência médica do Estado. O principal papel da residência é formar bons médicos especialistas para atender a população. Hoje, temos aqui ex-residentes que estão atendendo em várias cidades do país. Um hospital que tem ensino e pesquisa realiza uma assistência de qualidade, com um bom atendimento à população”, afirmou.

O médico destaca que a residência de ortopedia do Hugo é referência. “A residência cresceu com o hospital, e o Hugo é modelo em várias áreas da ortopedia como microcirurgia e trauma. A unidade é referência para o atendimento da população e para a formação médica”, frisou o Dr. Jefferson Soares Martins.

O ortopedista Marcelo Paris, da 1ª turma de residência do Hugo, revela que acreditou na proposta  de residência da unidade, e que ela foi especial para ele. “A residência me deu uma base muito boa, ajudando na construção da minha carreira. Sai do Hugo empregado e só tenho boas recordações. O encontro mostra que a residência evoluiu de 2005 até hoje, formando bons profissionais. O evento é uma oportunidade de reunir e falar sobre ciência, o que valoriza a residência médica, e de criar vínculos de amizades com as novas turmas”, falou.

A residência de ortopedia do Hugo iniciou em 2005 e já formou 61 especialistas que atuam em Goiás e outros Estados. O programa é dividido em aulas teóricas, atividades ambulatoriais e centro cirúrgico, além de pronto-socorro e plantões.

Julianna Adornelas – Instituto CEM

Legenda da FOTO1HUGO:  Supervisor e preceptor da residência de ortopedia do Hugo, Danilo Lopes de Miranda Coelho no 4º Encontro de Ex-residentes de Ortopedia.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO