Professor e tutor da residência de fisioterapia, Giulliano Gardenghi ministra curso no Hugo

Objetivo principal da qualificação na unidade do Governo de Goiás é o aprimoramento de profissionais de saúde pelo desenvolvimento da capacidade crítica e científica

Com a missão de oferecer ensino, pesquisa e prática assistencial pautados na ciência, o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou a segunda edição do curso Prática Baseada em Evidências, para os residentes médicos, multiprofissionais e preceptores da unidade de saúde.

Ministrado pelo professor Giulliano Gardenghi, tutor de fisioterapia, o treinamento aborda a importância das evidências científicas no trabalho dos profissionais de saúde. Ele explica que a característica principal da qualificação é o aprimoramento de profissionais de saúde pelo desenvolvimento da capacidade crítica e científica.

“Os participantes vão saber como interpretar os dados estatísticos dos artigos científicos, para que possam embasar as tomadas de decisão, em relação à incorporação do conhecimento, e prestar a melhor assistência profissional possível, a partir das evidências disponíveis na literatura específica da área da saúde”, afirmou.

Segundo o tutor, durante o curso são fornecidas aos participantes ferramentas para que eles possam tomar as melhores decisões assistenciais, buscando aperfeiçoar os resultados de suas intervenções, com base no que há de mais efetivo e seguro na literatura científica.

“O treinamento capacita os residentes para realização de pesquisa na área da saúde, inclusive sobre os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Além disso, é possível elaborar e finalizar projetos de pesquisa, refinando-os para que sejam apresentados posteriormente em eventos científicos ou ainda na forma de artigos publicados”, disse ainda Giulliano.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria De Estado de Saúde-GO