Equipes do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizaram três captações de órgãos no primeiro dia do ano

Ao todo, dez pacientes foram beneficiados. A Central Estadual de Transplantes comemora o trabalho fruto do acolhimento com as famílias

O primeiro dia ano começou com solidariedade e amor no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). A unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Central Estadual de Transplantes, realizou a captação de órgãos de três pacientes neste domingo (1º/01).

De acordo com a gerente de Transplantes, Katiúscia Freitas, foram beneficiados 10 pacientes que vivem em Goiás, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Ao todo, foram captados um coração, um fígado, duas córneas e seis rins. As famílias dos três doadores, de 40, 41 e 62 anos, consentiram pela doação no último dia do ano (31/12).

“A captação de órgãos de três pacientes em um mesmo dia é algo muito raro. Já tivemos esse feito em Goiás, mas isso acontecer logo no primeiro dia do ano é algo muito significativo e fruto de um amplo trabalho de capacitação das equipes a fim de conscientizar e acolher as famílias dos possíveis doadores”, explica Katiúscia.

A gerente ainda completa que esse trabalho foi possível graças ao empenho das equipes do hospital, em conjunto com a Gerência de Transplantes, Corpo de Bombeiros, Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) e demais parceiros que colaboram na estrutura logística da captação e transporte dos órgãos.

“Atualmente, o Hugo conta com uma Organização de Procura de Órgãos, que é uma unidade da Central Estadual de Transplantes, em colaboração com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do próprio Hugo”, destaca Katiúscia.

Doação de órgãos no Hugo
Na última quinta-feira (29), o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou a 29ª captação de órgãos deste ano, atingindo o maior número de captações dos hospitais da rede estadual nesse ano. Em 2022, 100 pessoas foram beneficiadas com os órgãos e tecidos retirados na unidade de saúde.

Texto: Isabela Melo/Comunicação Setorial
Foto: Assessoria de Comunicação Hugo

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO