Na unidade do Hemocentro estacionada no Hugo, Cinthya Moreira faz sua primeira doação de sangue

Objetivo ação conjunta das duas unidades do Governo de Goiás é reforçar os estoques de sangue da Rede Estadual de Serviços de Hemoterapia (Rede Hemo), que sofrem redução nos períodos das festas de fim de ano

O Hospital Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) recebeu, nesta quarta-feira (29/11), a unidade móvel da Rede Estadual de Serviços de Hemoterapia (Rede Hemo) para uma campanha de doação de sangue. A iniciativa visa alcançar mais doadores e aumentar o estoque de bolsas de sangue.

A coordenadora da Agência Transfusional do Hugo, Daniella Borges, explica que o objetivo da campanha é reforçar os estoques da rede, considerando que no mês de dezembro as doações diminuem significativamente, devido ao período de férias e festas de final de ano. “A doação é de fundamental importância para manutenção dos estoques de sangue e impede a interrupção dos atendimentos assistenciais aos pacientes que precisam de transfusão sanguínea”, disse.

Segundo Daniella, o Hugo não possui um posto de coleta de sangue, e é o maior consumidor do Hemocentro-GO. Por isso, a unidade móvel facilita a doação dos candidatos que estão na unidade, sejam colaboradores, familiares ou acompanhantes. “É necessário promover essas campanhas, para conscientizar sobre esse ato altruísta e de solidariedade que pode salvar vidas”, comentou.

Daniella Borges destaca que as equipes de psicologia, serviço social e recepção da unidade do Governo de Goiás atuam como parceiras da Agência Transfusional e realizam, diariamente, atividades de captação de doadores de sangue com pacientes, acompanhantes e colaboradores, e intensificaram essas ações para a realização da campanha desta quarta-feira.

A estudante de direito Cinthya Moreira Basílio, de 20 anos, foi uma das primeiras a realizar a doação de sangue, na ação. Ela conta que a mãe é profissional de saúde e sempre falou da importância de doar. “Eu tinha medo de agulha, mas hoje enfrentei o meu medo e fiz a minha primeira doação de sangue. Não doeu, e a partir de agora, vou ser doadora para ajudar quem precisa”, frisou.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO