Pedro Henrique da Silva Tavares, de 25 anos, deixou o leito de internação para sentir a luz do sol, acompanhado da família e da equipe da unidade

Para minimizar os impactos negativos da internação prolongada, a equipe multiprofissional do Hospital Estadual de Urgências de Goiás (Hugo) promove ações de humanização com os pacientes, uma delas é o banho de sol, na parte externa da unidade de saúde.

Internado há 21 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Urgências de Goiás (Hugo), Pedro Henrique da Silva Tavares, 25 anos, pôde deixar por alguns minutos o leito de internação para um banho de sol, acompanhado da equipe multiprofissional e de familiares, na parte externa da unidade de saúde.

Durante o banho de sol, Pedro Henrique também recebeu a visita do pastor Joel Diniz e recebeu a Santa Ceia. “A Santa Ceia é a comunhão do ser humano com Cristo. Hoje, fizemos esse memorial para proporcionar este momento de comunhão com Deus para o Pedro Henrique, com parte do corpo de Cristo”, disse o religioso.

A esposa do paciente, Ana Carolina Oliveira de Mello, comentou que o banho de sol foi muito importante para Pedro Henrique, “Ele queria ver a luz do dia, e estava animado para o banho de sol. Sair da UTI o deixou mais alegre e com força para enfrentar o tratamento”, afirmou.

De acordo com a psicóloga Marcela Gonçalves, o banho de sol visa o fortalecimento emocional do paciente internado em uma UTI. “O Pedro Henrique é um paciente que está consciente durante grande parte de sua internação na UTI, que é um ambiente considerado estressante, onde se perde a noção do dia e da noite, além do distanciamento do contato cotidiano com os familiares. Ao sair do leito para o banho de sol, podemos trabalhar na melhora do humor e manejo do estresse, participando a família e, pela solicitação do próprio paciente, a vinda do pastor, que também colabora para a parte espiritual”, comentou.

Marcela destaca que essas ações permitem um atendimento humanizado, que reforça os laços de confiança do paciente e da família com a equipe e ajuda no enfrentamento do tratamento, contribuindo com o bem-estar biopsicossocioespiritual dos pacientes.

Fonte: Diário da Manhã